As intervenções realizadas nas abordagens fisioterapêuticas exigem proximidade e, na maioria das vezes, o toque corporal. Devido a esta proximidade, é importante alertar os fisioterapeutas ao fato de que toques corporais despertam lembranças, imagens, sentimentos, emoções, que demandam acolhida, compreensão e aceitação. Existindo situações e momentos nos quais o preparo profissional para lidar com esses emergentes emocionais poderá estar limitado ou até mesmo ausente. Diante de situações como estas, é esperado do fisioterapeuta:
Respostas
É esperado que um fisioterapeuta tenha consciência que o corpo possui memórias e pode ativar não só o prazer como a dor emocional de um trauma emocional ligado à violência.
O corpo e a memória na fisioterapia
Todo profissional que lida com o corpo de um indivíduo deverá saber através de estudos que o corpo possui memória. Essas podem despertar traumas, prazer ou dor emocional. São situações que vão além dos estudos principais da fisioterapia sobre traumas físicos.
É possível comparar a quebra de um osso em um acidente com um trauma acometido por alguma invasão física. Para entender melhor, o estudo da psicanálise consegue desmembrar tudo que a mente acomete. Além da somatização, conceito sobre a manifestação de doenças físicas através do emocional, o corpo possui a memória de acontecimentos. E quando estimulado, pode fazer reaparecer a dor emocional causada através da invasão física.
Um profissional excelente de fisioterapia saberá como estabelecer um contato de confiança, e assim gerar uma responsabilidade e fidelização com seu cliente.
Entenda mais sobre a profissão de fisioterapia:
https://brainly.com.br/tarefa/25207345