Também com o objetivo de chamar a atenção para a produção de conhecimentos no cotidiano escolar, no Brasil, os estudos do cotidiano, desenvolvidos por estudiosas como Nilda Alves (1999) e Inês Barbosa de Oliveira (2003), abordam os conhecimentos escolares como criações e trocas cotidianas, produzidas por muitas articulações em rede. Nesta visão, seu olhar pode ser definido como:
I - Os conhecimentos seriam produzidos pelos ¿praticantes¿ dos cotidianos, a partir das vivências reais dos sujeitos e do modo como interagem com a escola.
II - A lógica moderna de organização do conhecimento construiu uma hierarquização em que a teoria, vinculada ao conhecimento científico, seria a forma adequada de explicar o mundo, enquanto a prática seria uma forma secundária de produção de significados nesse mesmo mundo.
III - No campo da educação, tal visão teria ajudado a construir a ideia preconceituosa de que o conhecimento válido deveria ser importado do contexto da ciência para ser ensinado no contexto escolar, como se a escola não produzisse conhecimentos válidos ou importantes para seus sujeitos.
Estão corretas as afirmativas:
welnunes3:
cadê as respostas?
Respostas
respondido por:
2
Sobre o conhecimento na atualidade: apenas I e III estão corretas.
Conhecimento na Atualidade
De fato, os conhecimentos passam a ser melhor desenvolvidos através das vivências entre os sujeitos dentro dos espaços escolares, o que caracteriza a teoria construtivista.
No entanto, não considera-se a prática como um efeito secundário da produção de significados, visto que a mesma deve vir acompanhada da teoria científica.
Não observou-se uma construção de práticas preconceituosas sobre esta postura, visto que a escola é capaz de auxiliar a ciência ao conhecimento em sua forma plena.
Mais sobre conhecimento: brainly.com.br/tarefa/6248216
#SPJ2
Anexos:
respondido por:
0
Resposta:
l, ll e lll estão corretas
Explicação: gabarito
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás