Pensar os elementos dêiticos é pensar, diretamente, a situação de interação. Isso é necessário porque pronomes como “eu/tu” e advérbios como “aqui” e “agora” só poderão ser adequadamente compreendidos se forem analisados a partir do real lugar de enunciação. Pensando nessa noção de dêixis, leia os versos de letras de música. Em seguida, marque a alternativa que apresenta, respectivamente, o enunciador, o tempo e o espaço.
Respostas
Resposta:
D. "Foi assim / Eu vi você passar por mim / E quando pra você eu olhei / Logo me apaixonei" (Ronaldo Correia e Renato Correia).
Explicação: O elemento dêitico parte do enunciador, a despeito da marca linguística que marca esse "eu" (podendo ser um pronome pessoal, um pronome possessivo, ou uma desinência verbal, por exemplo). Por vezes, um pronome oblíquo pode representar lugar, por isso é importante observar o contexto sempre. Atente-se ao fato de que um pronome pessoal de segunda pessoa estar aparente no enunciado não faz dele o elemento dêitico da enunciação (relembrando que a base da dêixis é que ela parte de um origo, tem o "eu" como origem). O tempo e o espaço não são, necessariamente, físicos, mas eles sempre precisam conservar a ideia de tempo ou de espaço. Portanto, pensar dêixis é pensar subjetividade e também as relações com o contextual.