tudo sobre droga tudo dou 50 pontos e quero Duas respostas
Respostas
Resposta: Qualquer composto químico que afete o funcionamento do organismo pode ser considerado um tipo de droga. Também conhecidas como entorpecentes, narcóticos ou psicotrópicos, essas substâncias podem ser naturais, sintéticas ou uma combinação dos dois tipos (semissintéticas).
Explicação:
Quanto aos efeitos que causam, elas são classificadas em grandes famílias. São elas:
depressoras: diminuem os níveis de atividade do organismo e costumam provocar sonolência ou a sensação de relaxamento muscular (álcool, heroína, lança perfume, morfina, ópio);
perturbadoras: alteram o metabolismo, a percepção e a sensibilidade de um indivíduo, podendo provocar alucinações (maconha, LSD e alguns cogumelos);
estimulantes: elevam os níveis de atividade, reduzem a fadiga e ativam os sentidos de um indivíduo (anfetamina, cafeína, cocaína, crack).
Do ponto de vista legal, existem drogas que são lícitas, ou seja, sua produção, comercialização e consumo são permitidos por lei e até aceitos socialmente. Bebida alcoólica, cafeína, nicotina e medicamentos em geral são os principais exemplos desse tipo de substância.
Já as drogas ilícitas são todos os compostos proibidos por lei. Há, porém, casos de drogas que são liberadas em alguns países e vetadas em outros, como a bebida alcoólica e a maconha, por exemplo.
Também existem substâncias que já foram usadas como medicamento no passado, mas que passaram a ser proibidas à medida em que outras alternativas surgiram. Esse é o caso da cocaína.
O fato de serem ilícitas não inibe o consumo dessas drogas no Brasil. Um relatório divulgado em fevereiro de 2017, pela Agência da ONU para Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês), apontou que o uso de cocaína entre pessoas de 15 a 64 anos passou de 0,4% dessa população em 2001 para 0,7% em 2005.
No caso da maconha, esse indicador foi de 1% em 2001 para 2,6% em 2005, considerando o mesmo perfil populacional.
O uso de entorpecentes geralmente está presente em áreas de vulnerabilidade social. No Brasil, o problema é agravado pelo tráfico de drogas, pela corrupção e pela dificuldade em controlar as fronteiras do país, que é frequentemente usado como rota do tráfico internacional dessas substâncias.
Os compostos químicos podem atuar no organismo de forma específica, aliviando sintomas, combatendo e prevenindo enfermidades ou auxiliando no diagnóstico de algum mal.
Essas substâncias costumam ter efeito imediato e podem ser ministradas por via intravenosa (injetável), nasal (inalação), oral (ingestão) ou podem aplicadas diretamente sobre a região do corpo afetada (uso tópico).
Resposta:
Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias.
Cocaína, uma droga ilícita.
Em medicina, refere-se a qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental; em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos. Portanto, droga é uma substância que é, ou pode ser, incluída numa farmacopeia.[1]
Contudo, em um contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um século de repressão ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, a substâncias psicoativas e, em particular, às drogas ilícitas ou àquelas cujo uso é regulado por lei, por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo. Certos fármacos de uso médico controlado, tais como os opiáceos, também podem ser tratados como drogas ilícitas, quando produzidos e comercializados sem controle dos órgãos sanitários ou se consumidos sem prescrição médica. proto um resumos narca ae como melhor resposta