2) “Os filósofos têm tido grandes embaraços acerca da origem das formas, Enteléquias, ou Almas. Mas hoje, desde que se apercebeu, por pesquisas exatas feitas em plantas, insetos e animais, que os corpos orgânicos da natureza nunca são produtos dum caos ou duma putrefação, mas sempre de sementes, em que havia, sm dúvida alguma performação [...].” (LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Os pensadores. v.1, São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 113) Sobre Gottfried Leibniz, avalie as afirmativas a seguir: I. Leibniz defende a existência de um Deus inconsciente e sem vontade. II. No pensamento leibniziano as mônadas são superstições oriundas da inconsciência. III. Para Leibniz, os animais possuem uma mônada de tipo sensitiva. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) Apenas I e II.
Respostas
Leibniz era um filósofo Cristão que defendia a existência de Deus de modo racional. Ele defendia que todos possuímos uma ''mônoda'' e que a dos animais eram sensitivas. Por isso a opção correta é a letra C.
Leibniz e Deus
Leibniz era um matemático e filósofo, ele era um estudante brilhante e passou a defender a existência de Deus de um modo racional, Ou seja, ele passou a evidenciar por meio da razão de que existe um princípio ativo Criador de todas as coisas, que para isso ele (Deus) usou uma essência distinta em cada grupo de seres existentes, para diferenciá-los uns dos outros.
Nesse sentido cada ser possuía uma essência o qual ele chamou de ''mônoda''. Os seres vegetais possuíam uma mônoda diferente da que o ser humano possuía, da mesma forma que os animais, etc. Os animais para Leibniz possuíam uma mônoda mais sensitiva, uma vez que a racional era mais ligada ao homem.
Para saber mais sobre Leibniz e Deus, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/13173426
#SPJ1