Atualmente, a região da antiga Mesopotâmia é um dos locais que mais enfrentam conflitos políticos no mundo. Bombardeios constantes vêm destruindo séculos de história, dentro da chamada guerra ao terrorismo. No ano de 2015, a organização conhecida como ISIS filmou deta- lhadamente a destruição que promoveu no sítio arqueológico da cidade de Nimrud, no Iraque (Império Assírio), e compartilhou o vídeo na internet. Em sua opinião, qual é a expressão que a arte assume nesse contexto?
Respostas
Nesse caso, a arte da antiga Mesopotâmia representa o legado cultural de uma sociedade. Com a destruição deste legado, o ISIS pretende realizar uma demonstração de superioridade dos seus próprios valores culturais e religiosos em relação aos dos antigos mesopotâmicos.
A destruição do legado mesopotâmico
O antigo território da Mesopotâmia hoje compreende países como Iraque, Kuwait, Irã, Síria e Turquia. A maioria da população destes países é muçulmana, e sua população, praticante do islamismo.
Grupos fanáticos terroristas como o ISIS pretendem usar da destruição para eliminar ativamente as peças de cultura que não estejam alinhadas com sua visão de mundo, não importando para eles o valor cultural desses artefatos.
O império Assírio existiu até o ano de 705 a.C., enquanto o islamismo só foi fundado no século VII d.C.
Saiba mais sobre a Mesopotâmia em https://brainly.com.br/tarefa/33753
#SPJ1