Q1. Depois de ___ o seu quinto roubo em três dias, um ex-bancário foi detido.
A. acometer
B. perpetrar
C. ultrajar
D. safar
Q2. Ele aspira ____ ascensão profissional.
A. a uma
B. a
C. à uma
D. uma
Q3. O problema atual da conjuntura econômica não tem nada ___ com o cenário internacional.
A. haver
B. à ver
C. a haver
D. a ver
Q4. Coloquei-me ____ disposição do meu chefe.
A. a
B. na
C. á
D. à
Q5. O patrão dirigiu-se___sua sala e começou____falar___vontade.
A. à - a - á
B. à - à - à
C. à - a - à
D. á - à - a
Q6. A projeção considera que o Ministério da Economia manterá a sistemática adotada nos últimos anos, __ não conceder aumento real.
A. em
B. a
C. de
D. para
Q7. O político afirmou que sua preocupação não é com o acionista da Petrobras e que não há motivo para atrelar o preço do combustível ___ mercado externo.
A. à
B. com o
C. no
D. ao
Q8. Nas últimas atividades comerciais das startups ___ empreendedores que tiveram seus processos comerciais acompanhados de perto.
A. houveram
B. haviam
C. haveria
D. houve
Q9. Não aceitavam mudanças na aplicação dos recursos ___ na educação e valorização de seus profissionais.
A. quanto
B. senão
C. tão pouco
D. se não
Q10. Na apresentação o orador utilizou palavras ___ .
A. de mais
B. excesso
C. demais
D. a demais
Respostas
Resposta:
1-
2-D
3-A
4-A
5-A
6-C
7-C
8-B
9-
10- C
Questão 1 - B
Questão 2 - A
Questão 3 - D
Questão 4 - D
Questão 5 - C
Questão 6 - C
Questão 7 - D
Questão 8 - D
Questão 9 - B
Questão 10 - C
Adequação Gramatical:
Alternativa 1 - O correto é utilizar o verbo "perpetrar", cujo significado remete a cometer algum ato. No caso apresentado, o sujeito praticou um roubo.
Alternativa 2 - Neste caso, o verbo "aspirar" possui o sentido de "pretender", de modo que é transitivo direto. Nesse caso, como há a exigência de complemento na frase para o entendimento do leitor, exige necessidade de uso de preposição (por/a). O narrador aspira a alguma coisa ou, no caso, a uma ascensão profissional.
Alternativa 3 - É utilizada a expressão "a ver" como sinônimo de "não ter relação com alguma coisa". Neste caso, a conjuntura econômica não tem relação com o cenário internacional. Importante entender que, aqui, não se utiliza o verbo "haver", que remete à existência de algo.
Alternativa 4 - Utiliza-se a crase em virtude do substantivo feminino "disposição". Ocorre que a crase será empregada quando há fusão entre a preposição "a" e o artigo feminino "a". Para saber se realmente há necessidade do uso da crase, basta trocar a palavra por outra masculina, no mesmo sentido. Por exemplo, "estou AO seu dispor" (a + o = à).
Alternativa 5
- Na primeira linha, o correto é a expressão "à", ainda que, neste caso, a crase seja opcional. O uso da crase é facultativa antes de pronomes possessivos femininos, de modo que a frase poderá ser escrita de duas formas diferentes: "O patrão dirigiu-se a sua sala" ou "O patrão dirigiu-se à sua sala".
- Na segunda linha, usa-se "a", uma vez que nunca será empregada crase antes de verbo.
- Na terceira linha, o correto é "à vontade", uma vez que se trata de uma locução adverbial e, como regra, sempre leva crase.
Alternativa 6 - O correto é utilizar "de", uma vez que o caso apresenta uma referência a uma expressão anterior, qual seja, "a sistemática adotada nos últimos anos".
Alternativa 7 - Será utilizado "ao", com a mesma justificativa da alternativa 4. Neste caso, há fusão da preposição "a" e do artigo masculino "o".
Alternativa 8 - O correto sempre será utilizar "houve", uma vez que o sentido do verbo é de "existir". Neste caso, por ser considerado impessoal, não possui sujeito e, por isso, não há flexão de número (plural).
Alternativa 9 - Será utilizado "senão" uma vez que o sentido da frase é de "a não ser, exceto".
Alternativa 10 - O correto é utilizar "demais", que não exige preposição. Também seria correto utilizar "em excesso", caso houvesse essa alternativa.
Para saber mais sobre Preposições, clique em: brainly.com.br/tarefa/22717280
#SPJ2