Benchmark é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada no mundo inteiro e serve para determinar os principais indicadores técnicos e econômicos que influenciam na rentabilidade da atividade agropecuária. 3) Em relação aos conceitos de benchmark, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
Resposta correta é a letra C,
C. Benchmark é a busca da superação dos pontos fortes das melhores empresas da área de atuação, e também a identificação das falhas dos concorrentes para evitar cometer o mesmo erro.
Explicação:
Na agropecuária, em virtude do caráter dinâmico dos sistemas de produção, como é o caso da diversidade econômica, cultural e climática, faz-se necessário analisar os dados de forma regionalizada.
A avaliação dos indicadores técnicos e econômicos possibilita a identificação das práticas, dos procedimentos e dos processos que são benchmarking, sendo fundamental para identificar problemas, oportunidades e perspectiva econômica.
No Japão, é utilizado uma palavra no ambiente corporativo chamada dantotsu, que significa “lutar para se tornar melhor”. Benchmarking é exatamente isso: é identificar os pontos fortes dos melhores da sua área de atuação, buscando sempre superá-los. É encontrar as falhas dos concorrentes e entender os motivos que levaram ao erro e aprender com eles.
Excesso de foco na concorrência pode fazer com que a empresa perca a sua própria identidade.
Benchmark técnico e benchmark econômico não existem. Tipos de benchmarking:
Benchmarking interno: busca pelas melhores práticas dentro da própria empresa.
Benchmarking competitivo: análise das práticas da concorrência visando superá-las.
Benchmarking funcional: é comparado o processo de trabalho entre as empresas do mesmo setor ou não.
Benchmarking de cooperação: duas empresas estabelecem uma parceria, compartilhando informações das suas atividades produtivas.