Respostas
Resposta:
No Brasil e no mundo como um todo, devido ao aumento dos gases de efeito estufa (dióxido de carbono, por exemplo), o planeta está sofrendo o chamado: "aquecimento global".
Como uma possível solução para isso, foi formulado o conceito de sustentabilidade ambiental. Uma forma de seguir com a economia usando mais racionalmente os recursos naturais, ou seja, desenvolver a economia sem prejuízo ao meio ambiente.
Alguns anos antes da Eco-1992 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente), já havia preocupação com as diferenças socioeconômicas entre as regiões do mundo e a relação entre os países ricos e o desequilíbrio ambiental global. Assim, os padrões de consumo e o modelo de desenvolvimento empregados, principalmente pela Europa e os Estados Unidos, ganharam força.
Alguns padrões da sustentabilidade ambiental seriam: economizar água e energia, evitar uso de materiais que não são biodegradáveis, plantar árvores, reciclar...
Diferentemente do que muitos pensam, a economia e a natureza não são antagonistas, afinal, uma influência diretamente e indiretamente a outra. Para um crescimento econômico de longo prazo é necessário concilia-lo com os recursos naturais disponíveis.