• Matéria: Biologia
  • Autor: silvapamelacristina
  • Perguntado 3 anos atrás

O esfregaço sanguíneo bem feito é composto por três partes: espessa, medial e fina. A coloração é efetuada com corantes que têm, em sua composição, o azul de metileno, a eosina e o metanol. Há vários tipos de métodos: Leishman, Giemsa, May-Grunwald, Wright, panótico, etc. Independentemente do método de coloração, esse deve ser feito de maneira correta para viabilizar uma boa análise qualitativa celular.



Um paciente do sexo masculino, com 72 anos de idade procura o hospital queixando-se de sensação de fraqueza e cansaço, expressiva perda de peso, sem apetite, palidez e sudorese noturna. No exame clínico foi constatado aumento dos linfonodos. A amostra de sangue foi coleta para realização das análises clínicas onde se constatou anemia normocítica e normocrômica, leucopenia e linfocitose. No esfregaço sanguíneo, linfócitos com bordo delgado de citoplasma, cromatina nuclear grosseira condensada e raros nucléolos.

Baseado nas informações trazidas no texto, qual o diagnóstico para o paciente?

Escolha uma:
a.
Leucemia Linfoide Aguda.

b.
Leucemia Linfocítica Crônica. Correto

c.
Leucemia Mieloide Cronica.

d.
Policitemia Vera.

e.
Leucemia Mieloide Aguda.


Anônimo: faço provas e trabalhos.
889️⃣937️⃣6️⃣825️⃣5️⃣

Respostas

respondido por: deboradellini
1

Resposta:

B

Explicação:

O diagnóstico da Leucemia Linfóide Crônica é feito a partir da análise das células sanguíneas através do resultado do hemograma, que é feito a partir da análise de uma amostra de sangue. No hemograma da LLC é possível identificar leucocitose, geralmente acima de 25000 células/mm³ de sangue, e linfocitose persistente, normalmente acima de 5000 linfócitos/mm³ de sangue , linfócitos com borda delgada o citoplasma, cromatina nuclear grosseira e raros nucléolos. Além disso, alguns pacientes apresentam anemia e plaquetopenia, que é a diminuição da quantidade de plaquetas no sangue.

Perguntas similares
3 anos atrás