Respostas
O nazismo, também conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, surgiu na Alemanha, em 1920, em um contexto de grande crise política e econômica.
A ideologia nazista foi marcada por um discurso abertamente racista que defendia a superioridade do homem branco e ideias eugenistas, isto é, a possibilidade de uma “purificação da raça humana”. O racismo presente no nazismo também continha intenso antissemitismo, preconceito contra os povos judaicos, muito comum na sociedade alemã desde o século XIX.
Enquanto ideologia autoritária e nacionalista, por meio da qual o Estado procurava controlar a população de todas as formas possíveis, o nazismo se caracterizava pelo antiliberalismo, por causa do menosprezo pelas democracias liberais, o que incluía o modelo parlamentarista existente na Alemanha.
As características principais do nazismo, enquanto ideologia instituída no poder, derivaram-se das ideias de Hitler desenvolvidas no período da prisão. O controle da população por meio da propaganda era uma de suas principais ferramentas. O uso do rádio e do cinema foi decisivo nesse processo para que as ideias nazistas fossem propagadas. O antissemitismo era uma dessas ideias. O ódio aos judeus, a quem Hitler atribuía a culpa por vários problemas que a Alemanha enfrentava, sobretudo problemas de ordem econômica, intensificou-se no período nazista. Esse fato culminou no Holocausto – morte de mais de seis milhões de pessoas em campos de concentração (a maioria, judeus).