1)
Nina Rodrigues foi um autor brasileiro que representou um dos principais nomes da Criminologia no Brasil durante o século XIX. A seguir, observa-se um trecho de sua obra que evidencia suas tendências e convicções:
[…] Não pode ser admissível em absoluto a igualdade de direitos, sem que haja, ao mesmo tempo, ao menos uma igualdade na evolução. No homem, algo a mais existe, além do indivíduo. Individualmente, sob certos aspectos, dois homens poderão ser considerados iguais; jamais serão, no entanto, sem atender-se às suas funções fisiológicas. Fazer do individuo o princípio e o fim da sociedade, conferindo-lhe uma liberdade sem limitações, como sendo o verdadeiro espírito da democracia, é um exagero da demagogia, uma aberração do princípio da utilidade pública (RODRIGUES, 1866 apud SCHAWRZ, 2014, p. 266).
Interpretando-se o trecho da obra de Nina Rodrigues anteriormente citado, têm-se que o posicionamento do autor indica sua descrença na igualdade fisiológica entre os seres humanos – isto é, acredita que características físicas e anatômicas dos sujeitos são distintas, e que alguns grupos são mais “evoluídos” fisiologicamente que outros –, motivo pelo qual defende que a liberdade não deve ser dedicada a todos.
Pode-se identificar, pelo trecho citado, sua tendência em discriminar os seres humanos, característica própria de uma corrente específica do pensamento criminológico.
Considerando a obra citada e as informações expostas, é correto afirmar que Nina Rodrigues é expoente brasileiro da corrente de pensamento criminológico intitulada
Alternativas:
a)
Escola Clássica.
b)
Escola Crítica.
c)
Escola Positiva.
d)
Escola Racista.
e)
Escola Determinista.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
escola racista
Explicação:
respondido por:
0
A alternativa correta sobre a obra do antropólogo brasileiro Nina Rodrigues é: "d)Escola Racista."
Para isso, é preciso compreender as características da Escola Racista, da qual Nina Rodrigues era membro.
Nina Rodrigues e o racismo
O antropólogo e médico brasileiro Nina Rodrigues é conhecido pela defesa de suas teses racistas, ou seja, que colocam características inatas ligadas a classificação racial.
Com isso, Nina Rodrigues defende abertamente uma abordagem distinta para indivíduos de acordo com sua classificação étnica, onde componentes fisiológicos e anatômicos indicam uma hierarquia evolutiva entre os indivíduos.
Para mais sobre Nina Rodrigues, leia: https://brainly.com.br/tarefa/5287648
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás