Com o objetivo de modificar a concepção popular de arte e o barroco brasileiro pela arte Neoclássica, carregada de influências e modas europeias, a Missão Artística Francesa, chega ao Brasil em 1816. Com base no nome do homem que chefiou a missão no Brasil, assinale a alternativa CORRETA: A) Joachim Lebreton. B) Auguste Marie Taunay. C) Nicolas Antoine Taunay. D) Zéphirin Ferrez.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
A missão foi organizada por Joaquim Lebreton e composta por um grupo de artistas plásticos.
A Missão Artística Francesa dinamizou as Belas Artes em nosso país no início do século XIX, através dela foram introduzido o ensino superior acadêmico. Um grupo de franceses foi o responsável por essa missão, liderada por Joachim Lebreton, assim, a resposta correta é a letra A.
MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA NO BRASIL
Joachim Lebreton era um político e administrador francês, que liderou a Missão Artística Francesa no Brasil, acompanhado de um grupo de artistas como Jean-Baptiste Debret, Auguste Marie Taunay, Charles-Simon Pradier e outros.
Joachim e o grupo buscaram dinamizar as Belas Artes brasileiras através de uma metodologia que envolvia teoria e prática, uma verdadeira revolução para a cultura brasileira.
Auguste Marie Taunay era membro da Missão Artística Francesa, foi escultor e professor.
Nicolas Antoine Taunay, também membro da Missão, era professor e pintor. Recebeu o título de Barão de Taunay.
Zéphirin Ferre foi professor, gravurista e escultor, além de ter sido um dos últimos a se juntar ao grupo responsável pela Missão Artística Francesa.
A Missão Artística Francesa também fortaleceu o Neoclassicismo, que ainda era embrionário na época da chegada da Missão.
Para saber mais sobre as Belas Artes, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/9545207
#SPJ2