Assim o historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) definiu, em sua obra Raízes do Brasil, o que seria o temperamento típico do brasileiro: A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 146.
A respeito das ideias de Sérgio Buarque de Holanda sintetizadas neste trecho, e as atuais interpretações dadas a seu pensamento, analise as afirmativas e, a seguir, assinale a resposta correta:
I. Uma das características marcantes do pensamento de Sérgio Buarque de Holanda é seu essencialismo, ou seja, acreditar que os povos possuíam um determinado temperamento ou característica que seria comum a todos.
II. O conceito de “homem cordial”, sintetizado na citação acima, não está associado ao caráter possivelmente gentil do brasileiro, mas sim à sua suposta característica de agir de forma apaixonada, e pouco racional, em relação à realidade.
III. A obra Raízes do Brasil foi marcante, dentro do pensamento social brasileiro, por procurar construir uma análise ampla dos fundamentos históricos que explicariam o atraso sociopolítico nacional.
IV. Fundamental para o pensamento marxista brasileiro, Sérgio Buarque procurou interpretar o desenvolvimento histórico do Brasil a partir de uma perspectiva econômica determinista.
Está correto o que se afirma:
A - Somente na afirmativa IV.
B - Somente nas afirmativas I, II e III.
C - Somente nas afirmativas I, III e IV.
D - Somente nas afirmativas II e III.
E - Somente nas afirmativas II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás