Escreva as três estruturas usadas pelos animais para realizar trocas gasosas e descreva cada uma delas.
Respostas
Resposta:
RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS
Explicação:
A respiração é um processo de trocas gasosas pelo qual os seres vivos obtêm oxigênio e eliminam gás carbônico. O oxigênio obtido através da respiração é usado pelas células no processo de respiração celular para a obtenção de energia.
Respiração Cutânea:
Quando um animal respira pela pele, dizemos que ele tem uma respiração cutânea. Esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo através de um mecanismo conhecido por difusão. Os animais com esse tipo de respiração apresentam uma pele muito vascularizada, ou seja, com vários vasos sanguíneos. Como exemplo, podemos citar os platelmintos, nematoides, moluscos, anelídeos e anfíbios. Nesse último grupo, é importante destacar que a respiração cutânea aparece apenas de forma complementar, uma vez que esses animais possuem pulmões na fase adulta.
Respiração Branquial:
Outro tipo de respiração bastante conhecido é a respiração branquial. Nesse tipo de respiração, típica de animais aquáticos, as trocas gasosas ocorrem nas brânquias, órgãos em formato de lâmina e bastante vascularizados. Para que ocorra a respiração branquial nos peixes, por exemplo, a água entra pela boca e sai pelas fendas branquias. Quando ocorre a passagem pelas fendas, o oxigênio da água passa para o interior dos vasos sanguíneos e o gás carbônico presente nos vasos sai para a água.
Respiração Traqueal:
A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos. Nesse tipo de respiração, o ar entra e difunde-se pelas traqueias para todas as células do corpo, não envolvendo o sistema circulatório.
EXTRA:
Respiração Filotraqueal:
Existe ainda um tipo de respiração muito semelhante à traqueal e que ocorre em alguns aracnídeos, é a chamada respiração filotraqueal. Nesse tipo de respiração é encontrada uma estrutura chamada de filotraqueia ou pulmão foliáceo, que é formada por lâminas por onde circula o hemolinfa. É nessa estrutura que ocorrem as trocas gasosas.