Respostas
Resposta:
De acordo com Tayne, o comportamento humano seria determinado pelo meio, raça e momento histórico. a raça são características herdadas da família, o meio corresponde às tradições, as crenças, os hábitos mentais e as instituições que modelam os indivíduos, o momento é o conjunto de circunstâncias que desencadeia as ações de cada indivíduo, a “ocasião” ou “oportunidade”, ou seja, os três quesitos citados determinam as ações do individuo.
O século XIX, era integrado com o liberalismo político- defendia a divisão dos poderes, o direito à vida, a manutenção da propriedade privada e à liberdade de expressão; o socialismo- ao contrário dos liberais, os defensores dessa ideologia visavam acabar com a pobreza e a exploração da mão de obra do proletário, com o Estado estabelecendo divisões econômicas; o anarquismo- ao contrário dos socialistas que propunham a existência de um Estado comandado pelos trabalhadores, os anarquistas defendiam a destruição total do Estado, eram contrários a qualquer tipo de governo, originalmente a palavra anarquia significava ausência de poder.
E a teoria de Hippoltyte Taine, se relaciona com o pensamento do século XIX por determinar que tais diversidades abrangem o pensamento de cada individuo, sendo ele liberalista, socialista e anarquista. Podendo determinar o ocorrido em cada ideologia através da teoria, como explicar o surgimento do liberalismo (que teve origem do iluminismo, que pelo fim da pressão da igreja católica a ciência pode finalmente ter voz), entre outros.