Respostas
Resposta:
Os principais e mais importantes fatores climáticos são:
Altitudes: as altitudes interferem no clima porque, quanto mais alto, menos denso é o ar e, portanto, mais frio ele se torna.
Latitudes: as latitudes definem o quanto estamos próximos ou distantes da Linha do Equador, um traçado imaginário que “corta” a Terra ao meio no sentido horizontal. Portanto, quanto mais próximos estamos dessa linha, mais calor costuma fazer.
Continentalidade e Maritimidade: quanto mais próxima do mar uma localidade se encontra (maritimidade), menores costumam ser as variações de temperatura; quanto mais distante do mar (continentalidade), maiores são as variações térmicas.
Relevo: as regiões mais altas, costumam ser mais frias. Mas, além disso, essas zonas ajudam a “rebater” a umidade proveniente de outros lugares, impedindo que elas cheguem a certos lugares, que passam a ficar mais secos.
Vegetação: as florestas e demais formas de vegetação ajudam a absorver o calor proveniente da radiação solar, amenizando o aquecimento. Além do mais, através da evapotranspiração, elas ajudam a aumentar a umidade do ar, provocando mais chuvas.
Correntes marinhas: quando elas são mais quentes, evaporam mais e aumentam a umidade e a temperatura em regiões costeiras. Quando elas são mais frias, provocam a queda da temperatura dessas regiões, além de “puxar” a umidade de outros lugares, que acabam ficando com menos chuvas.
Massas de ar: há diversas camadas de ar sobre a Terra, que existem graças às diferenças da intensidade da luz solar ao longo do globo terrestre. O encontro entre duas massas de ar é chamado de Frente de Ar.
Esses elementos climáticos são chamados de Fenômenos Atmosféricos.