Na década de 1980, o início da abertura política no Brasil e a emergência dos movimentos sociais impulsionaram ainda mais a continuidade e a ampliação dessas experiências e projetos. Alguns estados e municípios maiores desvincularam-se administrativamente do MOBRAL, organizando, juntamente com educadores, um programa específico para a educação de adultos. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo: I - Com a extinção do MOBRAL em 1985, foi criada a Fundação Educar, com o objetivo de apoiar financeira e tecnicamente as iniciativas governamentais, entidades civis e empresas a ela conveniadas. II - Nos anos 1990, verificou-se a existência de uma grande lacuna em termos de políticas para a educação de adultos com a extinção da Fundação Educar. III - A responsabilidade de oferecer programas na área passou a ser assumida, desde então, por alguns estados, municípios, porém por nenhuma sociedade civil. IV – Houve a descontinuidade de programas e campanhas voltadas para a educação de adultos. V – As ações, muitas vezes desarticuladas e fragmentadas, surgem e são extintas num curto espaço de tempo que não chegaram a alterar de modo significativo a realidade. É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
0
Em relação ao MOBRAL e a Fundação Educar, é correto o que se afirma em: I, II, IV e V.
Extinção do MOBRAL e a Fundação Educar:
O MOBRAL foi um programa criado em 1970 visando erradicar o analfabetismo do Brasil. Porém, em 1985 ele foi substituído pela Fundação Educar.
A Fundação Educar realizou um importante projeto de alfabetização de jovens e adultos, através de parcerias com diversas entidades representativas. Mas em 1990 foi também extinta, deixando lacunas em termos de política para educação de adultos. Depois disso não houve a continuidade de programas e campanhas voltadas para a educação de adultos.
Aprenda mais sobre o MOBRAL em: https://brainly.com.br/tarefa/16726131
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás