• Matéria: História
  • Autor: luizdanielsantosalve
  • Perguntado 3 anos atrás

Outra lenda acerca da fundação de Roma, que tem suas origens na Grécia Antiga, conta como o mítico troiano Enéas fundou Lavínia dando início a uma dinastia que levaria ao nascimento de Rômulo e Remo alguns séculos mais tarde. Na Ilíada, um poema épico grego escrito por Homero no século VIII a.C., Enéas era o único grande herói troiano a sobreviver à destruição grega de Troia. No século V a.C., alguns historiadores gregos especularam que Enéas havia se instalado em Roma, que era então uma minúscula cidade-Estado. No século IV a.C. Roma começou a se expandir dentro da península Itálica e os romanos, entrando em contato com a cultura grega, abraçaram a tese de que Enéas desempenhou um papel na fundação de sua grande cidade. No século I a.C. o poeta romano Virgílio desenvolveu o mito de Enéas em seu poema épico Eneida que conta a passagem de Enéas em Roma. Augusto, o primeiro imperador romano, durante a época de Virgílio, e Júlio César, seu tio-avô e antecessor como reinante romano, eram tidos como descendentes de Enéas.
As lendas mitológicas e os relatos de fundação são utilizados para criar uma ideia de passado é de história para diversos povos em diversos momentos históricos . Esse tipo de utilização da mitologia :
A) Permite a comprovação empírica dos fatos por meio de livros como a Ilíada
B) leva em conta unicamente aspectos históricos , baseando - se em análise arqueológicas.
C) normalmente associa aspectos mitológicos a fatos políticos , reforçando o poder de governante
D) não possui cunho religioso , uma vez que a mitologia não se relaciona a crenças sobrenaturais.
E) associa se a disputas políticas que ocorrem somente quando há um governante teocrático no poder .

Respostas

respondido por: erickm5
1

Esse tipo de utilização da mitologia serviu para relacionar aspectos mitológicos com factoides políticos, com a finalidade de reforçar a impressão sobre a linhagem genealógica dos governantes. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Avaliando a relação entre mitologia e política

A) Incorreta. A Eneida de Virgílio é um livro de ficção. Quando é assim, aspectos históricos comprovados são utilizados no livro apenas se forem convenientes à narrativa.

B) Incorreta. Aspectos históricos foram usados como plano de fundo na mitologia em questão, mas na época não houve análises arqueológicas para comprovar a narrativa, pois os procedimentos historiográficos possuíam outro tipo de rigor.

C) Correta. Do ponto de vista dos romanos, a associação da figura de políticos contemporâneos a grandes heróis mitológicos do passado, ajuda a criar a impressão de que eles fazem parte de uma mesma linhagem, "destinada" à grandeza e ao heroísmo.

D) Incorreta. Os poemas em questão, escritos por Virgílio, baseiam-se em conjecturas sobre a narrativa histórica, não sobre fatos ou documentos.

E) Incorreta. É possível verificar que a prática de associar governantes a "mitos" e narrativas fictícias ocorre até os dias atuais, mesmo em estados democráticos e laicos.

Saiba mais sobre a mitologia romana em https://brainly.com.br/tarefa/50933125

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares