O que tem se observado é que o papel da Psicologia Social Comunitária primordialmente tem sido o de educar e o de politizar. Para Freitas (2003), é o educar relacionado a um forte compromisso coletivo expresso em valores como solidariedade, dignidade, justiça e sem tolerância a qualquer tipo de preconceito, e o politizar ligado às diferentes possibilidades de ação cotidiana e ao processo de conscientização. Nesse caso, o grande objetivo passa a ser contribuir para a construção de sujeitos coletivos, atores da transformação social. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O desenvolvimento dos moradores enquanto sujeitos da comunidade (potenciação, empoderamento e desenvolvimento humano).
II- O desenvolvimento da comunidade como instância ativa do poder local, da autossustentabilidade e do crescimento endógeno do lugar, município ou região.
III- A construção da Psicologia Comunitária dentro do encaixe teoria-prática-compromisso social. Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREITAS, M. de F. Q. de. Práxis e ética na Psicologia social comunitária: possibilidades de transformação social na vida cotidiana. In: PLONER. K. S. (org.). Ética e paradigmas na psicologia social. Porto Alegre: ABRAPSOSUL, 2003.
A) Somente a afirmativa III está correta.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Resposta I II e III estao corretas
Explicação:
livro de pisicologia social pag 62;;; A,B,C
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás