Respostas
Etimologicamente, o termo antropologia deriva das palavras gregas “anthropos” (ser humano) e “logos” (ciência, estudo, conhecimento) e significa o estudo do ser humano. O objetivo da Antropologia é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser.
A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças. Tem seu foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado social. A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.
Apesar da grande variedade dos seus campos de interesse, a antropologia se constituiu como um campo científico específico, que se articula teórica e metodologicamente com outras áreas do saber (como a história, filosofia, sociologia, psicologia, biologia e direito), mas conserva sua unidade, uma vez desenvolveu métodos particulares para investigar o ser humano e suas diversas formas culturais, comportamento e vida social.