Respostas
Resposta:
A partir do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" é que a Revolução Francesa se deu.
A Revolução Francesa surgiu como resposta a um absolutismo e aos privilégios do rei soberano Luís XVI, detentor de todo o poder estatal.
Assim, burgueses e população civil se aliaram para lutar em favor da liberdade e de maior participação política, econômica e social.
Com isso, o motim para o prosseguimento da Revolução Francesa foi o episódio da queda da Bastilha, que a culminou em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792), Convenção (1792-1795) e Diretório (1795-1799).
Na primeira fase, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi elaborada e entrou em vigor para assegurar os direitos do povo e da burguesia.
Lutando contra a Revolução, tanto o clero (primeiro estado) quanto a nobreza (terceiro estado) tentaram impedi-la, mas em vão, pois a ideia de luta e mudança já estava na cabeça do povo.
Com isso, as classes mais altas perderam seu prestígio, fim do absolutismo e do feudalismo na França, inspiração para novas manifestações, separação dos poderes estatais.