Ao longo da unidade, vimos as teorias que fundamentam o trabalho em e com grupos; compreendemos as dimensões do trabalho interprofissional, das práticas colaborativas e exploramos a importância da problematização na formação de profissionais de saúde. Abordamos os conceitos de Humanização em saúde, os equipamentos da Rede de Atenção à Saúde e as estratégias de promoção de saúde e bem-estar. Também, os princípios basilares que asseguram ao cidadão o direito ao ingresso digno nos sistemas de saúde, os quais são elencados na Carta aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) (2007. p. 3):
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.
Considerando o que foi visto, apresente e discuta as semelhanças e diferenças do trabalho multi e interprofissional. Além disso, explique porque a prática colaborativa por meio da atuação interprofissional pode qualificar a atenção à saúde (utilize dois argumentos para isso).
Respostas
A base interprofissional atua a partir da interação entre os profissionais presentes nas áreas de atuação, desenvolvendo os métodos de trabalho de forma complexa, ou seja, auxiliando nas características e condições do trabalho em equipe.
Como notamos o trabalho multiprofissional?
Como uma base que consiste no trabalho coletivo, configurando uma relação entre as múltiplas intervenções técnicas e interação dos agentes profissionais.
Quais os argumentos podemos utilizar?
O primeiro parte da ideia que todo cidadão deve ter acesso aos mecanismos de saúde e condições básicas de vida, possibilitando assim uma efetividade do trabalho coletivo.
O segundo argumento está na busca por valores sociais que promovam a interação entre os diferentes campos de profissionalização, com a intenção de tornar o ambiente de saúde um local acolhedor.
Mais sobre o SUS:
https://brainly.com.br/tarefa/14513462
#SPJ1
Resposta:
Na equipe multidisciplinar os profissionais atuam de forma independente (cada um na sua área),mas em um mesmo ambiente de trabalho, a comunicação não é formal.
Na equipe interdisciplinar, os profissionais que formam um grupo de diferentes formações seguem atuando e dialogando em conjunto, debatendo com respeito conhecimentos distintos, mas sempre visando o bem estar e focado na necessidade de cada paciente.
Fica claro então, que a diferença está na equipe profissional compartilhar ou não objetivos e conhecimentos, a forma que interagem desenvolvendo métodos mais adequados de trabalho.
Podemos argumentar de diversas formas, porém destaco como a primeira, a ideia de todo cidadão ter acesso a saúde e condições de vida básica, sendo possível assim efetivar um trabalho coletivo. A segunda ideia de argumento, está no buscar os valores sociais, a fim de promover a integração entre diferentes campos de atuação de profissionais, objetivando um ambiente de trabalho mais acessível e acolhedor na saúde.
Explicação: