1. O pensamento lógico-matemático é uma estrutura necessária para a abstração simples em todos os níveis do desenvolvimento da criança, criando conexões entre os objetos semelhantes e suas propriedades físicas, por exemplo. Embasado na teoria construtivista piagetiano, entende-se que o pensamento lógico-matemático faz parte dos quatro fatores que explicam o desenvolvimento da inteligência. Dentre as alternativas apresentadas assinale a que sintetiza esses fatores: Assinale a alternativa que descreve atividades com propostas de ensino consideradas colaborativas:
Respostas
Resposta: A maturação, a transmissão social, a equilibração e as experiências com objetos.
Explicação:
uatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração.
Maturação: Piaget afirmou que a hereditariedade impõe limites amplos para o desenvolvimento. A maturação, a manifestação do potencial herdado, é o mecanismo pelo qual esses limites são estabelecidos. Embora a maturação sozinha não seja responsável pelo desenvolvimento intelectual, ela apenas permite que esse desenvolvimento ocorra.
Experiência Ativa: Ações podem ser manipulações físicas ou manipulações mentais de objetos ou eventos. Experiências ativas são aquelas que provocam assimilação e acomodação, resultando em mudança cognitiva (mudança nas estruturas ou esquemas).
Interação Social: Por interação social, Piaget quer dizer o intercâmbio de idéias entre pessoas, isto é particularmente importante para o desenvolvimento do conhecimento social. Os conceitos ou esquemas que a pessoa desenvolve podem ser assim classificados: (1) aqueles que sensorialmente, têm referentes físicos acessíveis (eles podem ser vistos, ouvidos e assim por diante) e (2) aqueles que não têm tais referentes. Interação com outras pessoas serve também para causar desequilíbrio relativo ao conhecimento físico e ao conhecimento lógico-matemático.
Equilibração: Conforme mencionado anteriormente.