No texto de leitura obrigatória do material de estudo: Metaverso: a experiência humana sob outros horizontes, Paula Sibilia nos alerta de forma importante sobre o Metaverso e sua construção e nos dá um recado sobre a “imaterialidade” que sentimos em última instância. Qual o importante argumento que ela nos dá para que reflitamos sobre esse fato? Assinale a alternativa correta: A) A imaterialidade desses mundos é ilusória, visto que, em algum lugar do planeta, há toneladas de equipamentos de enorme potência capazes de sustentar essa aparente leveza que sentimos. B) Não existem realidades paralelas, e o fato de estarmos em isolamento na pandemia acabou criando uma sociedade doente psiquicamente, mas que com o término da pandemia estamos já voltando a nossos comportamentos normais no mundo material. C) Na verdade é natural que tenhamos avatares mais atraentes e com filtros porque isso estabelece um padrão estético que permite que sejamos melhores avaliados pelos algoritmos, porém isso envolve investimentos altos. D) Tendo testemunhado o que vem ocorrendo nos últimos anos com o uso dos algoritmos nas redes sociais da internet, é pouco provável que estejamos criando uma bolha sem fora em que as pessoas não saberão o que é real ou imaginário. E) A materialidade desses mundos é real, visto que não é preciso a necessidade de equipamentos de enorme potência.
Respostas
Resposta:
A imaterialidade desses mundos é ilusória, visto que, em algum lugar do planeta, há toneladas de equipamentos de enorme potência capazes de sustentar essa aparente leveza que sentimos.
Explicação:
Não deveríamos esquecer, porém, que a
imaterialidade desses mundos é ilusória, visto
que, em algum lugar do planeta, há toneladas
de equipamentos de enorme potência capazes
de sustentar essa aparente leveza”
Paula Sibilia afirma que a imaterialidade do Metaverso é ilusória, visto que em algum lugar do planeta, há toneladas de equipamentos para manter o serviço. Resposta Correta: Letra A.
Paula Sibilia, afirma que as vivências virtuais são necessariamente ligadas a equipamentos físicos materiais
Em entrevista com Instituto Humanitas Unisinos em novembro de 2021, Paula Sibilia, ensaísta e pesquisadora, afirma que as vivências virtuais são necessariamente ligadas a equipamentos e interfaces bastante materiais e sólidas.
Na entrevista com o IHU On-Line, Paula Sibilia fala sobre o Metaverso, nome escolhido por Mark Zuckerberg, em referência ao romance distópico de 1995 , "Snow Crash" por Neal Stephenson.
A pesquisadora afirma que:
- Apesar do Metaverso ainda não ter sido concretizado, existem orçamentos bilionários em construí-lo com urgência
- Existe uma cultura do espetáculo, onde há uma grande familiaridade com as realidades paralelas como os cenários criados em nome da publicidade, o uso de "filtros" e retoques, além das próprias fake news
- O isolamento causado pela pandemia tende a intensificar a tendência da cultura do espetáculo, já que boa parte das atividades antes presenciais, passaram a ser realizadas exclusivamente via online
Citando as palavras da pesquisadora:
"Todo esse treinamento do último par de anos não terá sido em vão: viramos, literalmente, avatares. E, nesse contato cotidiano com o espelho digital, foi se incrementando a vontade de "filtrar" a própria imagem."
Aprenda mais sobre o Metaverso em: https://brainly.com.br/tarefa/51697239
#SPJ2