• Matéria: Geografia
  • Autor: grazieleribis
  • Perguntado 3 anos atrás

Na região Centro-Oeste do Brasil, as mudanças no processo de ocupação tornaram-se maiores a partir do governo JK (1956-1961), devido à construção da cidade de Brasília, que se tornou a capital do Brasil. Com a construção de Brasília nesta região e a posterior transferência da capital em 1960, os migrantes que haviam trabalhado nas obras da construção da cidade e outros que chegaram posteriormente, foram morar, principalmente, no entorno de Brasília.

A partir das informações do texto-base, avalie as afirmações a seguir:

I- Estes lugares que os migrantes operários foram morar passaram a ser chamados de “cidades satélites”, caso de Planaltina e Taquatinga.

II- Existe uma cidade planejada no plano piloto, que é Brasília, esta cidade com padrão de urbanismo de arruamento por quadras e outro bem diferente nas cidades satélites.

III- Esse projeto de ocupar o Centro-Oeste e a Amazônia brasileira levou a um novo processo de urbanização diferente daquele ocorrido na Região Sudeste.

IV- Com a industrialização, Brasília tornou-se importante região das multinacionais, principalmente de empresas de bens de consumo, entre as quais destacamos a indústria automobilística.

É correto o que se afirma em:

A)
I, II e III, apenas.

B)
II e III, apenas.

C)
III e IV, apenas.

D)
I, III e IV, apenas.

E)
I e III, apenas.

Respostas

respondido por: camilla0908
0

Resposta:

Letra A

Explicação: IV está errada pois Brasília foi planejada pra ser um centro administrativo. As indústrias, em especial a automobilística, se concentraram em cidades como São Paulo e seu entorno (ABC Paulista) o que posteriormente gerou as greves operárias da década de 1980.

Perguntas similares