Respostas
Resposta:
Olá
O rei Henrique VIII, da dinastia Tudor, fez uma reforma religiosa na Inglaterra, retirando poderes e posses da Igreja Católica e repassando-as para a burguesia. Com a chegada de Jaime I ao poder, este se tornou uma ameaça aos burgueses e ao Parlamento.
Oliver Cromwell formou um exército burguês para apoiar o Parlamento e derrotar as tropas fiéis ao rei Carlos I, filho de Jaime I. Essa guerra civil foi o estopim para a Revolução Puritana.
As tropas de Cromwell derrotaram o rei Carlos I. Os radicais burgueses pediram a decapitação do rei, que aconteceu em 1649. Formou-se a república liderada por Cromwell, que fez o Ato de Navegação, investindo em navios ingleses no comércio.
Com a morte de Cromwell e a incapacidade do seu filho de governar, ocorreu a restauração dos Stuart, com a coroação de Jaime II. O novo rei também foi absolutista e entrou em atrito com o Parlamento.
Guilherme de Orange depôs Jaime II e se tornou rei da Inglaterra, sendo chamado de Guilherme III. Antes da coroação, a pedido do Parlamento, ele assinou a Declaração dos Direitos, que restringiu a ação do rei, deu ao Parlamento a decisão política e garantiu a liberdade religiosa.
Espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:
o que foi a revolução inglesa
Revolução Inglesa foi a primeira das grandes revoluções burguesas, ocorridas no início da Idade Moderna. Aconteceu em um momento do século XVII em que o modelo monárquico absolutista já estava sendo questionado em quase toda a Europa, especialmente porque uma nova classe emergente, a burguesia, tinha pouca ou nenhuma participação no processo político.
fases da revolução inglesa
Revolução Puritana ou Guerra Civil (1640 a 1649)
Revolução Puritana ou Guerra Civil (1640 a 1649)Quando Carlos I assumiu o trono, em 1625, a Inglaterra vivia em uma constante tensão política, envolvendo os interesses da burguesia e da nobreza. Basicamente, porque seu pai, o rei Jaime I, havia imposto uma série de medidas contra os interesses da burguesia puritana.
Revolução Puritana ou Guerra Civil (1640 a 1649)Quando Carlos I assumiu o trono, em 1625, a Inglaterra vivia em uma constante tensão política, envolvendo os interesses da burguesia e da nobreza. Basicamente, porque seu pai, o rei Jaime I, havia imposto uma série de medidas contra os interesses da burguesia puritana.De início, Carlos I tentou conciliar as duas vertentes políticas, como isso não foi possível, dissolveu o parlamento e governou sozinho até 1640. Naquele ano, precisando reunir o exército para lutar contra a Escócia, convocou novamente o parlamento, propondo aumento de impostos para financiar a guerra.
Causas da Revolução Inglesa
Causas da Revolução InglesaConcentração do poder pela nobreza, representada pela dinastia Stuart;
Causas da Revolução InglesaConcentração do poder pela nobreza, representada pela dinastia Stuart;Disputa por maior poder político pela burguesia puritana;
Causas da Revolução InglesaConcentração do poder pela nobreza, representada pela dinastia Stuart;Disputa por maior poder político pela burguesia puritana;Descontentamento social da pequena burguesia e do campesinato;
Causas da Revolução InglesaConcentração do poder pela nobreza, representada pela dinastia Stuart;Disputa por maior poder político pela burguesia puritana;Descontentamento social da pequena burguesia e do campesinato;Disputas religiosas de fundo entre católicos e protestantes
Explicação:
de como melhor resposta, tá falando que é um resumo então só coloquei as partes importantes