Um homem com 45 anos de idade foi encaminhado para realizar cirurgia bariátrica e metabólica devido ao quadro clínico de obesidade grau III e comorbidades, além de uma longa história de excesso de peso e várias tentativas frustradas de tratamento (adaptada ENADE, 2016).
Considerando essas informações e o paciente em estado pós-operatório, avalie as afirmações a seguir.
Nas cirurgias mistas em média 70% dos pacientes apresentam intolerância aos alimentos ricos em proteínas, limitando a ingestão, para menos de 50% do recomendado.
Após a ingestão de alimentos ricos em proteína, pode ocorrer a síndrome de Dumping, definida clinicamente pela combinação de sintomas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e sintomas como taquicardia, tontura, entre outros.
No pós operatório imediato a dieta do paciente pode conter líquidos claros, tais como chás (erva-cidreira, erva-doce, camomila, maçã), água de coco e gelatina sem açúcar.
A suplementação de vitaminas e minerais são um dos principais cuidados que o paciente submetido a cirurgia bariátrica e metabólica deve ter por toda a vida.
É correto apenas o que se afirma em
A)
I e II.
B)
II e IV.
C)
III e IV.
D)
I, II e III.
E)
I, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
I, III e IV
Explicação:
O pós-operatório inicia-se com os períodos pós-anestésico e pós-operatório imediato, nos quais o paciente está se recuperando dos efeitos anestésicos. O pós-operatório tardio é o tempo de cicatrização e prevenção das complicações, este período pode durar semanas ou meses após cirurgia.
O Nutricionista, através da triagem nutricional, verifica o estado nutricional do paciente e o seu padrão alimentar atual. Com base neste resultado, realiza as intervenções dietéticas adequadas individualmente para a nutrição no pós-operatório.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás