A flor é a estrutura exclusiva das plantas Angiospérmicas, grupo que protege a semente dentro do ovário. Esse órgão, relacionado com a reprodução, é composto por apêndices inférteis (cálice e corola) e apêndices férteis, denominados gineceu e androceu. Em qual das alternativas a seguir se encontra as estruturas que compõem o Gineceu? A) antera, conectivo, filete. B) estilete, antera, estigma. C) antera, ovário, receptáculo. D) estilete, estigma, ovário. E) filete, antera, conectivo.
Respostas
Resposta:
D) estilete, estigma, ovário.
Explicação:
Estigma: local que recebe o grão de pólen (estrutura que contém o gametófito masculino). O estigma, geralmente, apresenta substâncias que facilitam a adesão do pólen e fornecem o ambiente propício para sua germinação e para o desenvolvimento do tubo polínico. Formado após a germinação do grão de pólen, esse tubo conduz os gametas masculinos para dentro do óvulo.
Estilete: região estreita e tubular do carpelo onde cresce o tubo polínico. Em algumas flores, não é possível diferenciar o estilete. Caso os carpelos da flor sejam fusionados, pode haver apenas um estilete ou um estilete por carpelo.
Ovário: porção inferior e dilatada do carpelo que envolve e protege os óvulos, os quais estão conectados ao ovário por meio de uma estrutura chamada funículo. Após a fecundação da flor, o ovário irá desenvolver-se em fruto, e o óvulo dará origem à semente.