Segundo os PCNs de Educação Física, os conteúdos escolares serão elaborados e modificados de acordo com as necessidades de cada época e os interesses sociais vigentes. No Brasil, a Educação Física Escolar recebeu influência das instituições militares, que tinham interesses próprios, e da classe médica, com ênfase nos discursos pautados na higiene, saúde e eugenia. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto no seu campo de atuação e na forma de ser ensinada.
Especificamente, a Educação Física que se ensinava era baseada nos métodos europeus de ginástica até os anos de 1960. Na década de 1980, os campos de debates se fertilizaram e as primeiras produções surgiram apontando o rumo das novas tendências da Educação Física. Atualmente, a área de Educação Física contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, se consideram fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. É tarefa da Educação Física escolar, portanto, garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.
Para resolver este desafio, você deverá definir os critérios de seleção e organização dos conteúdos de Educação Física, de acordo com os PCNs.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Os seguintes critérios para a seleção dos conteúdos propostos em Educação Física, com relação aos PCNs, são:
• Relevância social: foram selecionadas práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira, cuja aprendizagem favorece a ampliação das capacidades de interação sociocultural, o usufruto das possibilidades de lazer, a promoção e a manutenção da saúde pessoal e coletiva. Considerou-se também de fundamental importância que os conteúdos da área contemplem as demandas sociais apresentadas pelos Temas Transversais.
• Características dos alunos: a definição dos conteúdos procurou guardar uma amplitude que possibilita a consideração das diferenças entre regiões, cidades e localidades brasileiras e suas respectivas populações. Além disso, tomou-se também como referencial a necessidade de considerar o crescimento e as possibilidades de aprendizagem dos alunos nesta etapa da escolaridade.
• Características da própria área: os conteúdos são um recorte possível da enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal e estão incorporados pela Educação Física.
Os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental:
• 1º bloco: esportes, jogos, lutas e ginásticas.
• 2º bloco: atividades rítmicas e expressivas.
• 3º bloco: conhecimentos sobre o corpo.
Os três blocos articulam-se entre si e têm vários conteúdos em comum, mas guardam especificidades. O bloco "Conhecimentos sobre o corpo" tem conteúdos que estão incluídos nos demais, mas que também podem ser abordados e tratados separadamente. Os outros dois guardam características próprias e mais específicas, mas também têm interseções e fazem articulações entre si.