No Renascimento, a arte se liberta do dogma medieval e passa a ser considerada cosa mentale: a arte deve mostrar aos homens a realidade de forma lógica, racional e exata. A arte, então, deve ser ensinada por mestres e não mais unicamente pelos religiosos. O belo assumiu a definição de perfeição, que poderia, a partir de então, ser alcançada por um importante invento da Renascença.
Selecione, das alternativas a seguir, a que designa essa significante descoberta renascentista.
A.
O Humanismo foi a descoberta que permitiu o salto qualitativo na representação renascentista.
B.
A perspectiva científica foi a descoberta que permitiu o salto qualitativo na representação renascentista.
C.
O Mecenato foi a descoberta que permitiu o salto qualitativo na representação renascentista.
D.
A utilização da tinta a óleo foi a descoberta que permitiu o salto qualitativo na representação renascentista.
E.
O Antropocentrismo foi a descoberta que permitiu o salto qualitativo na representação renascentista.
Respostas
Resposta:A resposta correta é: A perspectiva científica foi a descoberta que permitiu o salto qualitativo na representação renascentista.
Resposta:B.
A perspectiva científica foi a descoberta que permitiu o salto qualitativo na representação renascentista.
Explicação:
Na arte renascentista, o belo assume a definição de perfeição, conservando as ideias clássicas de harmonia, equilíbrio e proporção, nas quais a natureza é concebida como a ordem de todas as coisas. A arte é cosa mentale. Segundo Da Vinci, ela pertence à esfera da razão e da inteligência. O advento da perspectiva científica permitiu o salto qualitativo da representação renascentista. Essa importante descoberta inaugurou a possibilidade de se representar em um plano bidimensional a realidade tridimensional na medida exata do “eixo z”, que corresponde à profundidade de um objeto ou cena. A realidade pode, então, ser representada em termos matemáticos a partir da perspectiva geométrica, formulando um novo código de representação espacial. As alternativas que se referem aos termos "Humanismo"; "Mecenato", "utilização da tinta a óleo" e "Antropocentrismo" não se relacionam a recursos de representação, embora sejam adventos – com exceção do Antropocentrismo – renascentistas.