As altas habilidades/ superdotação (AH/SD) e sobre os estudantes com altas habilidades/ superdotação no cenário científico brasileiro, ainda são muitos pouco pesquisados, principalmente nas universidades, e faltam professores especializados para atender esta população. Podemos supor que isso reflete o pensamento comum de que pessoas com comportamento de superdotação não apresentam as dificuldades que acometem outras pessoas, pois eles próprios superariam suas dificuldades por serem pessoas com níveis elevados de inteligência" Fonseca, S.M; Perèz, S.G. E depois que crescem... os estudantes com altas habilidades/superdotação. In Inclusão no ensino superior: Docência e necessidades educacionais especiais. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (org). Natal: EDUFRN. 2013 p. 167-183.
Respostas
Resposta:
- Existem ainda aqueles que apresentam (alguma área ou em mais de uma), uma habilidade maior, acima de média. Estes segundo pesquisa da Organização Mundial da saúde (OMS), somam de 3 a 5% da população atual. Nesse sentido, muitos estudos / pesquisa têm sido desenvolvidos no sentido de buscar um melhor entendimento sobre as altas habilidades (superdotação) que alguns apresentam.
- Entender esse processo é fundamental para a implementação que visem auxiliar no desenvolvimento das altas habilidades.
Explicação:
Resposta: a aceleração, que se refere à abreviação do tempo de duração do curso e o enriquecimento curricular para atender aos estudantes com AH/SD.
Explicação:
Escolha uma opção:
a. a identificação de estudantes com AH/SD como uma tarefa dos Pedagogos da instituição, baseada em provas objetivas sistemáticas.
b.
a aceleração, que se refere à abreviação do tempo de duração do curso e o enriquecimento curricular para atender aos estudantes com AH/SD.
c. a desmotivação e a desatenção dos estudantes com AH/SD em sala de aula, o que possibilita a perda de foco com facilidade.
d. a maturidade emocional dos estudantes com AH/SD, a qual está acima da sua faixa etária, como uma característica comum.