O poder é determinante para o sucesso ou o fracasso da negociação, e o negociador deve saber utilizá-lo da melhor forma possível, observando as suas características e os seus influenciadores. Quais são as características do poder?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta:
As características são: ser instável, dependência de percepção e subjetividade
Explicação:
poder tem como característica o fator de ser instável, já que muda de mãos constantemente durante todo o processo de negociação. Assim, existe durante as negociações uma troca de poder, que em alguns momentos poder estar nas mãos do negociador A e em outras, nas mãos do negociador B. Consequentemente, o negociador que souber lidar melhor com essa instabilidade ganhará o poder.
Outra característica do poder é a sua dependência de percepção, o que significa que o poder do negociador pode ser real ou não. Se um negociador acreditar que o outro negociador tem poder, quer isso seja verdade ou não, ele estará, de fato, conferindo poder ao outro negociador. Por outro lado, quando um dos negociadores tem o poder, mas isso não é percebido pelo outro negociador, esse poder não terá força na negociação, isto é, será nulo, sem validade.
característica de subjetividade do poder está ligada ao fato de que a fonte de poder é de caráter individual e está relacionada a questões subjetivas; portanto, ter conhecimento de si mesmo e perceber seus pontos fortes e fracos faz com que esses fatores possam ser trabalhados e gerem um bom desempenho ao negociador, o que elevará sua capacidade de persuasão.