O processo que gerou a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra resultou da fragmentação e do afastamento das terras emersas, que no princípio constituíram um Único bloco chamado Pangeia.
Duas teorias tentam explicar esse processo.
São elas:
a) das placas tectônicas e a do manto terrestre.
b) a da deriva continental e a das correntes de convecção.
c) a das placas tangenciais e a das placas continentais.
d) a das placas tectônicas e da deriva continental.
Respostas
Letra D: a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra advém da compreensão de que existem as placas tectônicas e a deriva continental.
A Teoria da Deriva Continental e das Placas Tectônicas explicam como os continentes são movidos pelas placas tectônicas, de modo que o único continente inicial, chamado de Pangeia, acabou dividindo-se e formando o mundo como conhecemos hoje.
Abraços!
d) a das placas tectônicas e da deriva continental.
A teoria da deriva continental é a afirmação de que o mundo já teve diferentes formas, começando pela pangeia que foi um supercontinente que unia todos os continentes que conhecemos. Após isso esse super continente se divide entre Laurásia e Gondwana e após isso se dividiu nos continentes que conhecemos hoje.
Mas para que houvesse mudança na configuração desses elementos era necessário que existisse um movimento. Tal movimento seria ocasionada pelas placas tectônicas.
Essa segunda teoria afirma que os continetes estão situados em cima de placas tectônicas, que estão sobre o magma que as movimenta, fazendo alterar a configuração da terra.
Sendo assim, essas são as duas teorias que se relacionam ao compreendermos os elementos relacionados a configuração dos continentes da terra.
Mais info:
https://brainly.com.br/tarefa/1415379