Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade (MENDES, 2011).
MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.
Quanto as Redes de Atenção à Saúde (RAS), ressalta-se que:
A) As RAS constituem-se de três elementos fundamentais: uma população, uma estrutura operacional e um contingente de recursos humanos.
B) O primeiro elemento das Redes de Atenção à Saúde, e sua razão de ser, é uma população, colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das Redes de Atenção à Saúde.
C) O centro de comunicação das redes de atenção à saúde é o nó intercambiador no qual se coordenam os fluxos e os contrafluxos do sistema de atenção à saúde e é constituído pela atenção secundária.
D) A estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde é composta por cinco componentes: o centro de comunicação; os pontos de atenção à saúde secundários e terciários; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos; e o sistema de governança. Os sistemas de transportes em saúde, que têm como objetivo estruturar os fluxos e contrafluxos de pessoas e de produtos, fazem parte do sistema de apoio da estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde.
E) O modelo de atenção à saúde é um sistema lógico que organiza o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, articulando, de forma singular, as relações entre a população, os focos das intervenções do sistema de atenção à saúde e os diferentes tipos de intervenções sanitárias, definido em função, exclusivamente, da situação das condições crônicas de saúde da população.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
E
Explicação:
PESQUISAS
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás