• Matéria: Biologia
  • Autor: annajuliaoliveira979
  • Perguntado 3 anos atrás

Além dos grandes bancos de dados gerados por atividades de outros setores (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, etc) e estudos amostrais realizados por universidades e outras instituições, o Sistema de Informação em Saúde (SIS) do Departamento de Informática em Saúde (DATASUS) é composto por diferentes sub-sistemas, que produzem uma enorme quantidade de dados referentes à atividades setoriais em saúde, gerando grandes bancos de dados nacionais.
FURTADO, M. D. D; OLIVEIRA, R. G. Saúde Coletiva. Maringá: UniCesumar, 2019. [Unidade 3, p. 68-87].

Considerando o conhecimento obtido através do material de estudo sobre os Sistemas de Informação em Saúde (SIS), associe as duas colunas, relacionando cada SIS com sua respectiva finalidade:
(1) SIM
(2) SINASC
(3) SIA-SUS
(4) SIH-SUS
(5) SINAN

( ) Sistema de registro das informações sobre as internações hospitalares, responsável por informações para a gestão dos serviços de saúde e para os profissionais conhecerem as doenças que levam a população às internações hospitalares, sendo alimentado pelas autorização de internamento hospitalar (AIH).
( ) Sistema responsável pelo registro de nascidos vivos, com a utilização de um instrumento padronizado de coleta de dados que é a Declaração de Nascido Vivo (DN), cuja emissão, a exemplo da DO, é de competência exclusiva do Ministério da Saúde.
( ) Sistema que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória.
( ) Realiza o registro dos atendimentos realizados no âmbito ambulatorial, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), na qual permite aos gestores locais o processamento das informações de atendimento ambulatorial (não hospitalar) registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.
( ) Permite acessar dados e causas de morte em todo o território nacional, tornando-se extremamente importante para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica porque contém informações sobre as características de pessoa, tempo e lugar, condições de óbito, assistência prestada ao paciente, causas básicas e associadas. Tem como instrumento padronizado de coleta de dados a Declaração de Óbito (DO), impressa em três vias coloridas, cuja emissão e distribuição para os estados, em séries pré-numeradas, são de competência exclusiva do Ministério da Saúde.

A sequência correta desta classificação é:
A) 4,2,1,3,5.
B) 4,2,5,3,1.
C) 4,3,1,5,2.
D) 5,4,3,2,1.
E) 1,5,4,3,2.

Respostas

respondido por: rosanekeslley2
2

Resposta:

B

Explicação:

Está no livro pagina 77,78

Perguntas similares