redação tema→ os impactos sociais dos modelos de educação domiciliar pós pandemia . o começo→ primeiramente
e só continuar com o nome primeiramente
são 10 linhas
Respostas
Resposta:
Explicação:
Primeiramente, é importante conceituar homeschooling, ou educação domiciliar: modalidade de educação que defende que as crianças e adolescentes sejam educados em casa, pelos pais, em vez de ir para a escola.
A pandemia, que obrigou todos a ficarem em casa, exige um debate amplo sobre os impactos sociais não apenas do homeschooling, mas da escola na vida dos jovens e da família.
Se por um lado estão a defesa do papel da família na educação, por outro estão temas tão diversos como o papel e as responsabilidades da mulher na sociedade, a negligência governamental e a função social do ambiente escolar.
Educação Domiciliar no Brasil
No Brasil, para que os pais possam aderir à educação domiciliar (homeschooling) eles devem:
- matricular o aluno em uma instituição de ensino credenciada,
- um deles deve apresentar documentos que comprovem que têm ensino superior completo ou educação profissional tecnológica,
- apresentar certidões criminais à Justiça Federal, Estadual ou Distrital.
Os pais deverão seguir os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e realizar atividades pedagógicas que promovam a formação integral do estudante. Esses registros devem ser entregues às escolas trimestralmente.
Esta prática está sendo discutida no Brasil, principalmente após a pandemia. A Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned) atesta que o objetivo dos pais com a educação domiciliar é a formação de caráter e direcionar os valores e as virtudes que as crianças e adolescentes devem incorporar.
Educação domiciliar e ensino remoto
Apesar da confusão entre os conceitos de homeschooling e ensino remoto, ambos têm propostas diferentes. No homeschooling a educação da criança ou do adolescente é feita pelos pais, enquanto no ensino remoto - muito utilizado durante a pandemia - é feita por docentes ligados à instituição de ensino.
Escola e sociedade
No Brasil atual, em que opiniões políticas estão polarizadas e com pontos de vistas distintos, a função da escola também virou alvo de discussões. Para alguns, o papel da escola é apenas ensinar, enquanto o dos pais é educar. Para outros, a escola, de forma consciente ou não, também tem o papel de educar, ensinando valores e padrões de comportamento.
Para o educador e filósofo Paulo Freire, a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino e de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, pois a escola é o lugar privilegiado para pensar.
O papel social da escola para um indivíduo é permitir o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas e afetivas deste, o capacitando a se tornar um cidadão participativo na sociedade em que vive.
Impactos da pandemia na educação
A pandemia de COVID-19 causou impactos em todas as áreas da sociedade, desde a saúde ao comércio. Evidentemente a educação sofreu um grande impacto também.
Em uma pesquisa feita pelo Inep sobre educação na pandemia, cerca de 99% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais, enquanto apenas 72% das escolas estaduais e 31% das escolas municipais adotaram a estratégia de aulas ao vivo.
Segundo um estudo feito pelo Instituto DataSenado, a pandemia causou um senso de perda na educação. Segundo os participantes da pesquisa, os anos de 2020 e 2021 foram anos perdidos para a educação.
As principais barreiras para o ensino durante o período da pandemia foram:
- a falta de estrutura, por falta de equipamentos adequados em casa;
- a ineficácia do meio online, principalmente para crianças mais novas, por ainda não terem capacidade de concentração suficiente para aulas à distância.
Um levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação, com dados do IBGE, aponta que 40,8% das crianças entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever em 2021, um salto de 65% em comparação com os números de 2019.
Entenda mais sobre Ensino Remoto/Híbrido aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50921105
#SPJ2