A autoclavagem é recomendada para autoclavar meio de cultura, água, solo, entre outros similares. No entanto, produtos oleosos não podem ser autoclavados pois a esterilização é superficial, devendo ser esterilizada pelo calor a seco ou filtragem. Alguns compostos termolábeis como compostos voláteis, hormônios, antibióticos, fungicidas são parcialmente ou totalmente inativados quando expostos a altas temperaturas, razão pela qual devem ser adicionados ao meio de cultivo após a autoclavagem e serem submetidos a filtragem.
Porém, antes de iniciar um processo de autoclavagem é necessário tomar alguns cuidados, tais como:
I. Verificar o nível da água.
II. Ao ligar a autoclave deixe sair bastante vapor para que ocorra a completa remoção do ar, assim as temperaturas internas se mantêm constantes mantendo adequada a pressão fornecida pelo manômetro.
III. Não encher os frascos, com mais de 2/3 de sua capacidade;
IV. Os recipientes vazios devem ser autoclavados deitados para o vapor circular adequadamente.
É verdadeiro o que se afirma em:
a.
Apenas I, II e IV estão corretas.
b.
Apenas I, II e III estão corretas.
c.
Apenas II e III estão corretas.
d.
Apenas I, III e IV estão corretas.
e.
Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas
Explicação:
Prova corrigida
A autoclavagem é o processo de esterilização de materiais e substâncias utilizando calor e pressão. As afirmativas I, II e III estão corretas. Dessa forma a alternativa correta é letra B.
Como a autoclave esteriliza os materiais?
Para garantir a produção de um produto estéril e a correta descontaminação de materiais biológicos, é utilizando um equipamento chamado de autoclave que utiliza vapor d’água e alta pressão para inativar e destruir completamente dos microrganismos contidos no material. A esterilização destrói os microrganismos pela desnaturação proteínas e por coagulação irreversível pela pressão exercida contra os microrganismos.
A autoclave é muito semelhante a uma panela de pressão, sendo um sistema hermeticamente fechado e sob pressão e aquecimento controlado. Esse equipamento possui uma resistência que aquece água até a fervura, gerando vapor. Como trata-se de um sistema fechado, as moléculas de água fazem pressão contra as paredes do equipamento, bem como contra o material que será esterilizado, o que eleva a temperatura para além da pressão de vapor da água.
Para a correta esterilização do material, é preconizado a temperatura entre 120 a 132 °C e 1,5 a 2 barr por 20 minutos aproximadamente. Para que esta temperatura seja atingida, o ar atmosférico é removido do interior da cabine de esterilização pelo início da formação do vapor (na fase de purga). Após a autoclave atingir 120°C é iniciada a contagem do tempo de esterilização.
A fases do processo de autoclavação são:
- Purga;
- aquecimento;
- esterilização;
- despressurização;
- secagem.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina como devem ser os ciclos de esterilização para que o processo de esterilização seja garantido e seguro, ao operador e ao meio-ambiente através da Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012.
Na questão apresentada, a única afirmativa que está incorreta é a IV, pois a pressão e a temperatura no interior da câmara de esterilização independem da orientação de um determinado recipiente vazio ou não, desde que esse esteja aberto ou semi-aberto (sem bolsões de ar), para que a pressão e temperatura sejam homogêneas. Dessa forma, não será esterilizado um recipiente hermeticamente fechado que esteja no interior da autoclave.
Aprenda mais sobre outras formas de esterilização de materiais em: https://brainly.com.br/tarefa/25797633
#SPJ2
Todas as alternativas estão corretas.