• Matéria: Química
  • Autor: aubenica77
  • Perguntado 3 anos atrás

Ao submeter ambos soluções ao calor nas mesmas condições percebeu que aquela feita dissoluto de sal de cozinha levou o maior tempo para atingir a temperatura fevência A) forneça uma explicação plausível para o fenômeno que observo por este aluno justificando a diferença do comportamento entre duas soluções . Me Ajuda. Favor. Favor sem números

Respostas

respondido por: AndersonKyoshi
1

As partículas, no caso de soluções aquosas, moléculas de água, têm que vencer a força exercida pela pressão atmosférica para conseguirem mudar de estado.

As moléculas de água em estado puro entrariam em ebulição a temperaturas muito inferiores à temperatura ambiente não fossem as pontes de hidrogênio que "criam" "poli-moléculas" de água. Ou seja, na realidade a molécula de água esta "amarrada" a outras moléculas e precisa de energia suficiente para romper estas duas "amarras": a da pressão atmosférica e a das ligações intermoleculares fracas causadas pelas interações elétricas das pontes entre H e O. Quando adicionamos um sal na água criam-se amarras eletrolíticas ainda maiores. O resultado é que precisamos de mais energia para liberar estas moléculas para o estado gasoso do que seria necessário sem esta "amarra" adicional. É como se estivéssemos tentando sair de uma piscina e existam várias pessoas nos agarrando.

Para obter mais energia com uma mesma fonte de calor portanto precisa mais tempo ou seja Isso acontece porque o sal aumenta o ponto de ebulição da água, e assim precisará de mais calor para ferver.

Se tiver incorreto espero que alguém me explique

Perguntas similares