Há uma semana, na USF Chácara das Águas, uma mulher de 28 anos compareceu para retirar os medicamentos do seu pai na farmácia da unidade. Conversando com a farmacêutica, comentou que estava se sentindo enjoada e com dor "no pé da barriga" há dias, mas que não sabia o que poderia ser.
A profissional, prontamente, entendeu que essa mulher precisava de uma atenção especial e que alguém acolhesse a sua necessidade. Acompanhou-a ao acolhimento, para que a enfermeira iniciasse o atendimento. A escuta qualificada da enfermeira, juntamente com a farmacêutica, permitiu que se compreendesse melhor a situação dessa mulher:
Descrição da imagem não disponível
A partir dessa situação, identifique as necessidades de intervenção, sejam elas referentes à saúde da mulher ou que necessite de mais setores envolvidos e proponha intervenções para estas necessidades, a partir dos eixos estratégicos da PNAISM e demais protocolos.
Respostas
Resposta:
1. Náuseas e "dor no pé da barriga": investigar possível gravidez e, se positiva, iniciar o pré-natal.
2. Risco elevado para câncer de mama: marcar uma consulta médica para exame clínico das mamas e demais procedimentos relacionados.
3. Pai desempregado: identificar fonte de renda e apoio do serviço social de referência.
4. Marido com problema de uso abusivo de álcool: apoio matricial, CAPS.
5. Suspeita de estar sofrendo violência devido à presença dos hematomas: notificar a suspeita com a ficha do SINAN, conversar melhor com a mulher sobre o que está sofrendo, identificar as expectativas dela e o que ela entende que deve fazer. É necessário que seja orientada sobre os seus direitos e referências. Comunicar o serviço social também sobre este caso.
Explicação:
Atendimento multidisciplinar.
A mulher deve ser orientada a buscar ajuda especializada, a qual é ofertada através dos programas de atenção à saúde da mulher.
As intervenções propostas para essas necessidades podem incluir:
- Realizar uma avaliação médica para identificar a causa dos sintomas da mulher e iniciar o tratamento adequado;
- Oferecer acolhimento e orientação para que a mulher se sinta valorizada e compreenda melhor sua situação de saúde;
- Garantir que a mulher tenha acesso às etapas da atenção à saúde feminina, incluindo a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a reabilitação;
- Oferecer orientação e métodos contraceptivos, bem como orientação para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Oferecer orientação e apoio para a promoção da saúde mental.
Saiba mais sobre os programas de saúde da mulher aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/53199497
#SPJ2
88*9*93*76*82*5*5***