• Matéria: ENEM
  • Autor: gabrielaboffraupp
  • Perguntado 3 anos atrás

Henry Jenkins (2009) aborda os conceitos da Cultura da Convergência. Esse fenômeno é pautado por uma tríade convergente, que é composta pelos seguintes tópicos:

convergência midiática;

cultura participativa;

inteligência coletiva.

As narrativas convergentes (transmídias e crossmídias) estão sendo utilizadas amplamente na gestão de mídias sociais, visando a interatividade com o público-alvo e o fortalecimento desse relacionamento. Quando a estratégia é bem desenvolvida e aplicada o objetivo proposto pode ser alcançado com sucesso.

Não foram só as empresas e marcas que transformaram a maneira de se comunicar e de se desenvolver economicamente. A democratização do uso das redes sociais digitais permite que os internautas e as comunidades produzam seus próprios conteúdos e desenvolvam monetariamente seus próprios projetos e produtos. Podemos citar como exemplo o processo do crowdfunding. Além de poderem exercitar a sua cidadania comunicativa.

Referência Bibliográfica:

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

Levando em consideração as informações apresentadas em nossos estudos até aqui, relacione os aspectos da tríade convergente com as práticas comunicacionais e econômicas de:

Empresas ou marcas

Comunidades

Respostas

respondido por: felipepaulino989
1

Resposta:

Os aspectos da tríade convergente com as práticas comunicacionais e econômicas de empresas, marcas e comunidades está atrelado diretamente as relações mantidas entre consumidores/público alvo, trazendo novas formas de se comunicar e interagir devido o avanço tecnológico.

Neste segmento os públicos são divididos pelo aumento significativo de canais e plataformas que são disponibilizadas através das diferente mídias. A convergência midiática, tem seu papel fundamental no fluxo de conteúdos que são transmitidos através de diversas plataformas, junto aos seus consumidores nos meios de comunicação.

Deste modo, é importante notar que cada mídia possui seu próprio público, seja ele amplo ou restrito. Por esse motivo, um grande diferencial no marketing e na comunicação é convencer os clientes/consumidores, de que a interação é uma experiência positiva e construtiva para ambos os lados.

Explicação:

Perguntas similares