O Rococó é uma vertente estilística ligada à corte francesa de Luís XV, considerado o estilo da graciosidade. O termo, derivado da palavra francesa rocaille, indica as conchas utilizadas na decoração. Na arquitetura, os artistas rococós desenvolveram a riqueza decorativa dos interiores com elementos ornamentais, comumente vistos nas formas vegetais e em conchas.
Com base nos seus conhecimentos, descreva as principais características formais da arte e arquitetura Rococó.
Respostas
Resposta:
As principais características da arte e arquitetura Rococó são o uso de ornamentação, assimetria e curvas exuberantes.
A ornamentação é utilizada para preencher espaço em um ambiente de outro modo vazio. Isto pode ser visto nas pinturas de Fragonard, que muitas vezes pintava as mulheres que se espreguiçavam em seus apartamentos com bom gosto e estilo.
A assimetria é também uma característica comum da arte e da arquitetura Rococó. Muitas pinturas têm composições assimétricas ou figuras que não estão centradas na tela, mas estão fora do centro ou mesmo na diagonal. Isto também pode ser visto no design de móveis durante este período de tempo.
Finalmente, curvas exuberantes são vistas em toda a arte e arquitetura rococó. As linhas curvas do corpo de uma mulher eram frequentemente exageradas através da pintura para que ela parecesse mais graciosa do que de costume - esta beleza exagerada era destinada a apelar para as sensibilidades masculinas da época (já que todos os homens eram considerados patronos).
O Rococó foi um movimento que se caracterizou por ser um estilo decorativo leve, teve seu auge na França durante o século XVIII.
Rococó
O rococó teve como característica um estilo decorativo e leve. Na pintura suas obras foram caracterizadas pela ironia, o gosto pela vida no campo, isso foi moldado por três principais artistas:
- Jean Antoine Watteau
- François Boucher
- Jean Honoré Fragonard
O rococó teve uma grande influência na pintura francesa, já em outros países ele se destacou na arquitetura e na decoração, como por exemplo Alemanha e Inglaterra.
Cultivando uma certa superficialidade, os artistas do rococó apresentavam um ideário embasado no "carpe diem", portanto, representavam os momentos felizes construídos de forma teatral e exuberante.
Saiba mais sobre "Rococó" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34241640
#SPJ2