• Matéria: Português
  • Autor: matttecch
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 2

A argumentação apoia-se em dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência das provas, que, por sua vez, é considerada como a certeza a que se chega pelo raciocínio (evidência de razão) ou pela apresentação dos fatos (evidência de fato).

A partir da explicação, assinale a alternativa que lista corretamente os tipos mais comuns de evidência.

a. Os tipos mais comuns de evidência são: os fatos propriamente ditos, os exemplos, as ilustrações, os dados estatísticos (tabelas, números, mapas etc.) e o testemunho.

b. Os tipos mais comuns de evidência são: os fatos propriamente ditos, os exemplos, os dados estatísticos (tabelas, números, mapas etc.) e os indícios.

c. Os tipos mais comuns de evidência são: os exemplos, as ilustrações, os dados estatísticos (tabelas, números, mapas etc.), o testemunho e os indícios.

d. Os tipos mais comuns de evidência são: os indícios propriamente ditos, os exemplos, as ilustrações (tabelas, números, mapas etc.) e o testemunho.

e. Os tipos mais comuns de evidência são: os exemplos (tabelas, números, mapas etc.), as ilustrações, os indícios e o testemunho.


PERGUNTA 3

No fim do século XV e início do XVI, a situação estava madura para o início dos estudos gramaticais das línguas vernáculas, uma vez que já se impunha, nesse período, a necessidade de sistematizar uma descrição dessas línguas e de registrar uma referência normativa que pudesse atender aos objetivos de unificação linguística, trazidos pela criação dos novos Estados unificados. Essas línguas – e dentre elas, principalmente, o português e o castelhano – estavam se tornando línguas imperiais e isso favorecia tais movimentos unificadores.

Partindo do excerto acima, assinale a alternativa que apresenta as três direções dos movimentos unificadores no século XVI:

a. (1) escreveram-se as primeiras gramáticas de usos dessas línguas; (2) finalizaram propostas de fixação ortográficas iniciadas anteriormente, a partir da criação de leis; e (3) organizaram-se os primeiros dicionários.

b. (1) escreveram-se as primeiras gramáticas dessas línguas; (2) fizeram-se as primeiras propostas de fixação ortográfica; e (3) organizaram-se os primeiros dicionários.

c. (1) escreveram-se as primeiras gramáticas descritivas dessas línguas; (2) descreveram-se as possibilidades ortográficas dessas línguas; e (3) organizaram-se os primeiros dicionários de usos.

d. (1) escreveram-se as primeiras gramáticas comparativas entre o português e o castelhano; (2) fizeram-se as primeiras propostas de fixação ortográfica; e (3) organizaram-se os primeiros dicionários de usos.

e. (1) escreveram-se as primeiras propostas de fixação ortográfica; (2) criaram-se leis, fixando a ortografia oficial; (3) compararam-se a gramática do português e do castelhano

Respostas

respondido por: jekaka
1

Resposta:

pergunta 2

Os tipos mais comuns de evidência são: os fatos propriamente ditos, os exemplos, as ilustrações, os dados estatísticos (tabelas, números, mapas etc.) e o testemunho.

Explicação:

Perguntas similares