O Brainstorming é uma das técnicas que contribui para a junção de muitas ideias, visto que o grupo é heterogêneo, com conhecimentos diversos, auxilia na melhoria dos processos. A técnica Brainwriting é similar e também usada para a geração de ideias para auxílio de resolução de problemas, com a diferença de ser comunicação escrita, ou seja, neste caso as ideias são registradas pelo participante. (MICHINOV, 2012).

I- Bomfim (1995) acrescenta ao termo brainwriting o numeral 6-3-5, criando uma variação da técnica, que consiste em número reduzido de participantes para 06 indivíduos; cada um deve apresentar 03 soluções e descrevê-las em um formulário no tempo máximo de 05 minutos. Após esta dinâmica, os papéis são trocados, no sentido horário, para provocar a troca de sugestões, aprimoramentos e desenvolvimento das ideias iniciais. A finalização se dá quando os participantes, nessa troca, recebem os outros 05 formulários para discussão.
II- Vangundy (1984) apresenta a variante Nominal Group Technique. Essa técnica é empregada em decisões de planejamento de programa de projeto, com um grupo de 05 a 09 pessoas. As ideias geradas deverão ser escritas num flip chart e depois listadas e numeradas. O líder fará perguntas para esclarecimento dos significados e depois os integrantes listarão de cinco a nove ideias prioritárias que devem ser anotadas em cartões para classificá-las e atribuir uma nota de 5 a 0, sendo da maior prioridade para a menor. Após esta reflexão, o líder enumera as ideias e a que obtiver maior pontuação será anotada.
III- Vangundy (1984) apresenta a variante Brainwriting Pool. Aqui, um grupo de cinco a sete pessoas se une para o compartilhamento de ideias. Os integrantes escrevem quatro ideias a partir do problema explicitado; na sequência, todas as ideias são colocadas no centro, como se estivessem dentro de uma “piscina” para que haja troca e a partir disso será estimulado que o grupo crie ideias adicionais. Esta dinâmica deve ser repetida por cerca de 20 a 30 minutos.
IV- Vangundy (1984) apresenta a variante Pin Cards. Apesar de ser parecida com o Brainwriting Pool, o que difere é escrever ideias em cartões separados e passá-las ao integrante do seu lado direito. Também servirá para a estimulação de novas ideias a partir do que foi proposto pelo membro ao lado e sua repetição será de 20 a 30 minutos.
V- Vangundy (1984) apresenta as seguintes variantes: Nominal Group Technique; Brainwriting Pool e o Pin Cards.

Indique a alternativa com as informações corretas:

1. Apenas I e II

2. Apenas I, II e V

3. Apenas III e IV

4. Apenas I e V

5. Apenas II, III e V

Respostas

respondido por: pequenosbrilhantes82
2

Resposta:

4. Apenas I e V

Explicação:

respondido por: lhqueziamartins
0

A resposta correta para esta questão é a alternativa 4 Apenas I e V. Um processo de brainwriting é uma abordagem mais inclusiva onde a geração de ideias porque dá a todos uma oportunidade igual de participar e compartilhar um pensamento, ja no que condiz o brainstorming é uma forma bastante popular de abordar um problema de uma forma mais criativa e assertiva.

Como diferenciar brainstorming x brainwriting?

  • A maior vantagem do brainstorming provavelmente é que este conceito tiram os participantes de suas zonas de conforto
  • Brainwriting aborda preocupações de maneira integral quando se trata em abordagem de ideias.
  • Regras básicas de brainstorming como nenhuma crítica, boas-vindas a todas as ideias, foco na quantidade e nas pessoas que falam sobre as ideias fazem dele o método de escolha para processos criativos.
  • Brainwriting é uma alternativa fácil ou uma adição ao brainstorming presencial.

É sabido que o método de brainwriting e o método brainstorming que o brainstorming, são extremamente necessária quando se trata de alavancar o pensamento coletivo do grupo, envolvendo-se uns com os outros, ouvindo e construindo outras e novas ideias.

Veja mais sobre  brainstorming e brainwriting aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4165106

#SPJ2

Perguntas similares