• Matéria: Pedagogia
  • Autor: slashmaniaca
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre o processo de alfabetização dos adultos, há algumas dúvidas que muitas pessoas possuem, em comparação com este mesmo processo na infância. Afinal, a aquisição de leitura e escrita acontece da mesma forma na infância e na vida adulta? De acordo com Ferreira e Tererosky (1999), há cinco níveis de construção de escrita: Nível 1, Nível 2, Nível 3 - Hipótese Silábica, Nível 4 – Passagem da hipótese silábica para alfabética e Nível 5 – Escrita alfabética.


REFERÊNCIA

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.


Considerando esses cinco níveis de escrita, analise as afirmativas a seguir, considerando a alfabetização de adultos:

I – O primeiro nível de escrita, também chamado de pré-silábico, ainda acontece também com o adulto, caracterizando-se pela falta de correspondência entre a emissão do som (fonema) e a escrita (grafema).

II – O segundo nível e o terceiro são conhecidos como hipótese silábica, em que o aluno, mesmo o adulto, já está mais perto de formar letras reais e não em formato de desenhos.

III – O quarto nível é a escrita silábica-alfabética, ou seja, o aluno, incluindo o adulto, passa de uma hipótese silábica para um nível próximo do alfabético, pois percebe que a palavra escrita não é restrita só a quantidade de sílabas.

IV – Por fim, o último nível representa a escrita alfabética, em que o aluno, percebe que cada caractere da escrita corresponde um valor sonoro, mas no caso do adulto, isso já ocorre logo no nível 4, com a hipótese silábico-alfabética.



É correto o que se afirma em: ​

Respostas

respondido por: millenamendes26
4

Resposta: vvvv

Explicação:

eu acho que está certa

Perguntas similares