Respostas
Os cuxitas utilizavam uma ferramenta composta por um cesto e uma espécie de alavanca para retirar água do rio Nilo, chamado shaduf.
Quem eram os cuxitas:
Eles eram povos originários do continente africano. Embora houvesse artesãos e mercadores, a maioria era agricultor.
Alguns cuxitas, muitas vezes, escravizavam outros povos, enriquecendo ainda mais o reino de Kush.
Ao longo do tempo, desenvolveram técnicas para represar e canalizar as águas do Rio Nilo, o que lhes permitia criar povoados e desenvolver a agricultura.
A base de uma sociedade agrícola é a água, por isso eles sentiram a necessidade de começar com o cultivo de lavouras para encontrar maneiras de controlar o fluxo de água.
Um dos métodos para desenvolver a irrigação eram os canais, mas quando não funcionaram, os cuxitas precisaram inventar ferramentas que bombeassem água do Nilo e de outras fontes.
Foi assim que o shaduf foi desenvolvido, entre o período Amarna dos faraós Akhenaten e Tutancâmon.
Shaduf funcionava da seguinte forma:
- Operada por dois a quatro homens, tratava-se de um longo mastro suspenso pendurado em uma das extremidades e com um balde suspenso na outra.
- O shaduf potencialmente bombeava cerca de 100 m³ (100 mil litros) a cada 12 horas, o que era suficiente para irrigar cerca de um terço de um acre.
Com os avanços na área de carpintaria e metalurgia, esses mecanismos rudimentares foram substituídos por equipamentos movidos a tração animal.
Aprenda mais sobre os cuxitas em: https://brainly.com.br/tarefa/10836523?referrer=searchResults