Um dos objetivos principais da nossa disciplina de Física Geral e Experimental I é realmente exemplificar por meio de experimentos as teorias estudadas. Assim, para observar um pouco mais sobre o assunto de Princípio da Conservação da Energia Mecânica, em seu ambiente virtual Studeo você tem acesso ao laboratório virtual da Algetec. No experimento virtual, você tem a possibilidade de obter experimentalmente dados de velocidade para um objeto oco e outro maciço. Desta forma, neste exercício será realizado o oposto: a partir dos dados apresentados a seguir em que o experimento já foi realizado, responda as alternativas que seguem. Esfera de massa 150 g inicialmente em repouso e rampa de comprimento 240 mm. O experimento foi realizado três vezes e as velocidades finais apresentadas na tabela. g=9,81 m/s2 Vf 1 0,78 s Vf 2 0,75 s Vf 3 0,75 s a) Houve uma pequena variação nos dados apresentados, assim como provavelmente aconteceu com você durante o experimento no simulador. Assim, sugira pelo menos um motivo para estas diferenças. b) A partir dos dados apresentados acima, desprezando as dimensões do objeto e sua composição, considerando que toda energia potencial foi transformada em energia cinética, qual o ângulo aproximado do plano inclinado em que o experimento aconteceu?
Respostas
Para que a velocidade não varie no laboratório, o trabalho deve ser realizado no vácuo, caso contrário haverá outros fatores que não são fáceis de medir, como resistência do ar ou atrito superficial. O ângulo da superfície inclinada é de 80,79 graus.
Trabalho e energia
O trabalho total realizado por forças externas sobre um corpo está relacionado ao deslocamento do corpo (mudanças em sua posição), mas também está relacionado a mudanças na velocidade do corpo. As forças que atuam sobre o bloco são seu peso P e a força normal N. A força resultante sobre o bloco está na direção de seu movimento. Pela segunda lei de Newton, isso significa que o bloco está acelerando; isso também nos diz que o trabalho total realizado sobre o bloco é positivo porque, neste caso, o objeto se move na direção do movimento.
Podemos concluir que se uma partícula se move, ela acelera se Wtot > 0, diminui se Wtot < 0 e mantém sua velocidade se Wtot = 0. O trabalho é igual a:
Enquanto a energia cinética de uma partícula é uma quantidade escalar; depende apenas da massa e da velocidade da partícula, não de sua direção de movimento. Podemos dizer que: O trabalho realizado pela força resultante sobre uma partícula é igual à variação de
energia cinética da partícula:
- a) Alguns fatores não são levados em consideração para este experimento que podem fazer a velocidade final variar e que é a resistência do ar e a força de atrito da superfície, isso pode explicar a variação da velocidade final.
- b) Para resolver este exercício, primeiro descrevemos os dados fornecidos:
Dados:
Agora procuramos o trabalho total, para as duas únicas forças que existem:
O ângulo é o que procuramos, para isso usamos a fórmula da energia cinética:
E vemos que o trabalho final é: 80,79 graus
Se você quiser ver outros exemplos de trabalho ou energia cinética você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/49431840
#SPJ1