Relato de caso:
Homem, 28 anos, faioderma, feirante, casado, natural de Belém e residente em Ananindeua. Há 1 ano iniciou quadro clínico com algumas lesões acastanhadas, pequenas (menor que 1 cm de diâmetro), afastadas umas das outras, principalmente na região torácica anterior e região dorsal. Refere como único sintoma o prurido (esporádico e não intenso). Procurou atendimento médico. A conduta do médico foi solicitar o exame histopatológico (biópsia) da pele do indivíduo.
Figura 1: Imagem representativa da visualização microscópica do corte histológico feito a partir da biópsia. Epiderme em um aumento de 100 vezes. Corado pela técnica de Hematoxilina e Eosina. ( a imagem está em anexo, abaixo da pergunta)
Com base no relato de caso supracitado responda as questões abaixo.
a) Quais os processos o profissional de histologia deverá fazer até a obtenção da lâmina com um corte histológico da biópsia? CITE cada etapa do processo e EXPLIQUE resumidamente com suas palavras o objetivo de cada etapa.
b) Qual tecido o profissional histopatologista deverá observar na superfície externa da amostra (biópsia)? E qual a classificação deste tecido?
c) Se o histopatologista quisesse avaliar o colágeno presente nos cortes histológicos da biópsia, qual tipo de coloração você indicaria que ele utilizasse?
Respostas
Resposta:
:Os cortes histológicos precisam ser finos para que a luz possa ultrapassa. Portanto , são obtidos cortes a partir de micrótomos, os quais são instrumentos de muita precisão. As etapa do processo são :
Identificação : Conferência , registro e preparo do material.
Exame macroscópico: O médico patologista pesa, mede anotar cor e consistência . quando possível, as áreas que melhor representam a enfermidade.
Clivagem : Se efetua cortes
Preparo de tecido : Esta etapa consiste em múltiplos e sucessivos banhos em álcool.
Inclusão: é a coloração deste tecidos desidratados, desengordurados .
Corte histológico :O micrótomo é um aparelho que faz cortes que variam de 3 a 5 micra nos blocos de parafina que contém amostras de tecidos.
Desparafinização : As lâminas de vidro vão para estufas para desparafinizar os tecidos que estão sobre elas.
Coloração: As lâminas são coradas pelo método Hematoxilina Eosina
B : O tecido epitelial
Epitélios simples, Epitélios estratificados Epitélios .
c: Hemotoxilina e a Eosina
Explicação:
a) A análise de uma lâmina de corte histológico pode ser obtida a partir dos seguintes processos: identificação, exame macroscópico, clivagem, processamento tecidual, microtomia e coloração.
- Após coletar a amostra, devemos realizar a identificação, analisando também outros exames e documentos relacionados à biópsia, mantê-a isolada, prevenindo a contaminação, e hidratada a partir do processo preliminar de fixação, evitando a ocorrência da apoptose.
- Realiza-se então o exame macroscópico, onde o profissional deve inspecionar propriedades como cor, textura, peso, dimensões, entre outros.
- Na clivagem, o material é cortado em pequenos pedaços que garantirão uma boa análise. Após essa etapa é preferencial que não seja utilizado todo o material, reservando uma parte que deverá ser congelada para os casos onde haja a necessidade de realizar novos testes.
- Separado o meio de cultura, o processamento histológico continua com o processamento tecidual, onde a amostra é desidratada, passa por diafinação e inclusão em parafina, tornando-se firme o suficiente para a próxima etapa.
- Através do micrótomo o profissional patologista consegue obter cortes com espessura ideal de 3 a 5 metrômetros.
- Por fim, acontece a coloração, onde é possível utilizar diferentes substâncias para ressaltar aspectos celulares.
b) O foco deve ser no tecido eptelial, que pode ser classificado como tecido eptélio pavimentoso extratificado. Comparar os eptélios coletados à tecidos saudáveis pode contribuir para a construção do laudo.
c) Utilizando a colaração de Hematoxilina & Eosina (HE) distinguir e qualificar as diferentes fibras colágenas (fibra colágena, fibra reticular e fibra elástica).
Quando é indicado realizar uma biopsia?
O procedimento da biópsia é geralmente utilizado por profissionais de saúde quando é necessário alcançar um olhar mais detalhado sobre determinada parte do corpo, seja de forma externa ou interna.
Coletando uma pequena amostra, esse procedimento cirurgico torna possível compreender melhor como células e tecidos se comportam diante de uma doença, por exemplo. Isso permite um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficaz.
Aprenda mais sobre biópsias acessando: https://brainly.com.br/tarefa/41130201?referrer=searchResults
#SPJ2
88*9*93*76*82*55**