• Matéria: ENEM
  • Autor: hannahyaraoliver25
  • Perguntado 3 anos atrás

ME AJUDEEEM, PRECISO ENTREGAR AMANHÃ!!!
redação sobre os limites entre a alfabetização e o letramento no Brasil​


animeira656: nem eu gosto de fazer redação

Respostas

respondido por: fabianocaveira35
2

Resposta:

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, nota-se que os desafios para o letramento dos brasileiros configuram-se como uma falha no princípio da isonomia, visto que a alfabetização é o primeiro passo para uma educação digna. Sendo assim, para que a lei maior deixe de ser uma utopia, deve-se analisar as principais causas que fomentam o impasse: a negligência governamental e a fraca base educacional.

Primordialmente, denuncia-se a displicência do governo como uma das principais causas do entrave. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, é vista como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação. Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que as escolas públicas possuem infraestrutura precária e carência de professores para a demanda populacional e, com efeito, os brasilianos são desestimulados a frequentarem centros educacionais, aumentando o número de analfabetos no país.Ademais, é fundamental apontar a medíocre base educacional como impulsionadora do problema no Brasil. De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. Nessa lógica, o uso de matérias didáticos de alta qualidade e a aplicação de metodologias cativantes são cruciais não só para promover uma base educacional impecável, como também assegurar o interesse do povo em frequentar as escolas.

Portanto, é mister a necessidade de atenuar os desafios relacionados ao letramento dos brasileiros. Para isso, é imprescritível que o Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – por intermédio da utilização de verbas governamentais, realize maiores investimentos no setor educacional, com o intuito de alfabetizar toda a população brasileira. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos elencados na Carta Magna.

Explicação:

Espero ter ajudado:)


hannahyaraoliver25: obgdoo
joycelima16021: sempre disposta a ajudar
respondido por: joycelima16021
1

Resposta:

É evidente que desafios precisam ser superados com relação à alfabetização no Brasil, pois embora a Constituição Brasileira garanta no Artigo 6 - Capítulo 2 que a educação é um direito social, ela não é ofertada de forma igualitária para todos. Isso acontece principalmente pela estrutura precária das escolas do país e pela falta de incentivo à leitura na infância. Por isso, é cada vez mais comum encontrar jovens ou adultos que não sabem ler e escrever, questão que precisa ser debatida e resolvida.

Perguntas similares