• Matéria: Física
  • Autor: anahwhwhshsshhshah
  • Perguntado 3 anos atrás

Um átomo de prata (Ag) possui 47 prótons e 61 nêutrons em seu núcleo além de 47 elétrons em torno do núcleo)quanto vale a massa total dos elétrons do átomo de prata? quanto vale a massa do núcleo desse átomo? qual a relação entre a massa do núcleo e a masso dos elétrons? onde se pode dizer que esteja concentrada maior parte da massa do átomo?
*
Sua resposta

Respostas

respondido por: fernandasoares0002
0

Com relação ao estudo do átomo temos que a massa total dos elétrons do átomo de prata é igual a \frac{1}{1840} da massa de 1 próton, ou seja, insignificante. A massa do núcleo do átomo será 108 U.M.A.; e a maior parte da massa do átomo encontra-se no núcleo.

Vamos entender melhor.

Estudo do Átomo

O átomo é uma das menores estrutura da matéria. É composto por duas partes: o núcleo e a eletrosfera. No núcleo localizam-se os prótons e nêutrons, onde cada um apresenta massa atômica igual a 1 Unidade de Massa Atômica (U.M.A ≅ 1,66.10^{-24}\ g).

O próton apresenta carga positiva enquanto o nêutron não tem carga.

Já na eletrosfera, há os elétrons, que apresentam carga negativa e massa insignificante, sendo igual a \frac{1}{1840} da massa de um próton.

Dessa forma, no átomo em questão, a massa total de elétrons será insignificante, enquanto a massa do núcleo será a soma dos prótons e nêutrons, ou seja, 108 U.M.A, sendo a parte do átomo com maior massa.

Assim, percebemos que a massa do átomo concentra-se no núcleo, enquanto grande parte do volume desse mesmo átomo, encontra-se na eletrosfera.

Aprenda mais sobre o Átomo em: brainly.com.br/tarefa/1594181

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares